Oito boas práticas e posturas que se espera de um líder

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há algumas décadas estudiosos do assunto consideravam a liderança como sendo a capacidade de uma pessoa persuadir a outra apenas com o poder de suas palavras. Além disso, também se acreditava que os indivíduos já nasciam com as características e as aptidões próprias de um líder.

Porém, atualmente, já se sabe que os valores, os ideais e as características do líder podem ser apreendidos através da sua experiência e do seu relacionamento com o meio ambiente.

Liderança é uma habilidade humana completamente subjetiva e nem todos aqueles que ocupam cargos gerenciais a possuem, pois conforme estudos apenas 15% dos líderes são natos. Ou seja, nasceram com as características próprias de um líder.

Mais recentemente outros autores passaram a definir a liderança como sendo “o uso da influência simbólica – não coercitiva – para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo a fim da realização dos objetivos desse grupo”.

Diante dessa afirmativa pode-se dizer que para que exista liderança são necessárias duas condições básicas:

  1. Tem que haver liderados;
  2. Ambos – líder e liderados – têm que ter os mesmos objetivos.

Sendo assim, aconselha-se aos atuais líderes algumas ações que podem torná-los eficazes:

  • Constituir a sua própria equipe com pessoas mais heterogêneas possíveis. A consequência disso é que as pessoas irão interagir com outras, cujos pontos de vistas sobre vários assuntos é completamente diferente e, certamente, isso é uma boa oportunidade de aprendizado.
  • Treinar continuamente sua equipe. Ao fazer isso, o líder estará demonstrando aos seus liderados sua habilidade técnica no assunto e, dessa forma, ele será respeitado por isso sem precisar ser arrogante e dizer que domina o assunto mais do que eles.
  • Planejar o trabalho sintonizando-o com as capacidades individuais da sua equipe. Dessa forma o líder utiliza as habilidades de cada um de maneira precisa para cada tarefa a ser realizada.
  • Motivar sua equipe de trabalho. É tarefa do líder manter sua equipe sempre motivada a fim de alcançarem juntos seus objetivos.
  • Monitorar e avaliar o desempenho do seu grupo. Monitorar significa cobrar e isso é tarefa do líder. Além disso, todos nós gostamos de saber como estamos indo no nosso trabalho. Daí, a avaliação de desempenho.
  • Recompensar o desempenho positivo de seus colaboradores. Uma das principais formas de motivar pessoas é recompensá-las por terem alcançado suas metas.
  • Demonstrar confiança na sua equipe. Trata-se de uma das principais tarefas do líder, embora todos precisam estar cientes de que o líder cobra resultados.
  • Fornecer uma ampla visão do mercado aos seus seguidores. É tarefa do líder mostrar aos liderados sua importância no esquema organizacional; ou seja, os liderados precisam estar cientes da sua importância nos resultados organizacionais.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *