Meu e-commerce quase não vende. O que eu faço?

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Muitos donos de lojas virtuais, pequenos negócios que recém começaram sua jornada — ou então que já estão há um tempo sofrendo com isso — reclamam porque não conseguem vender pela internet, ou então vendem muito pouco.

Na maioria dos casos, percebo que o erro é cometido por algumas ações que podem ser solucionadas de forma simples.

O primeiro erro que vejo acontecer é a utilização de uma estratégia errada, no qual o micro e pequeno empresário tenta vender da mesma forma que as gigantes do comércio eletrônico. Não se dão conta que essas lojas têm muitos anos de experiência, e estão em um nível de investimento e capital muito mais evoluído do que uma loja virtual que está recém começando.

Estas lojas têm bala na agulha e podem vender um produto com um preço extremamente competitivo parcelado em muitas vezes e com frete grátis.

Segmentação: encontre seu nicho

Uma boa saída para conseguir vender, sem precisar competir com os grandes varejistas, está na segmentação. O empreendedor geralmente abre uma loja virtual querendo vender tudo para todo mundo.

Para conseguir sobreviver no mercado, um e-commerce de micro e pequeno porte precisa escolher um nicho específico, para que assim o lojista se torne um especialista no segmento que ele está vendendo.

Isso faz com que o atendimento e o serviço oferecidos consigam ajudar um problema ou necessidade específica de um cliente, e também se torna um diferencial competitivo diante das concorrentes.

Facilite o contato

Outro problema simples, mas que vejo acontecer de forma recorrente: falta de informações para contato na loja.

Muitas lojas deixam apenas um e-mail para para o visitante entrar em contato (e demoram para responder). Ou deixam um número de telefone, celular ou fixo, que não atende.

Estes detalhes transmitem insegurança ao cliente. De que adianta montar toda uma estratégia de segmentação e atendimento diferenciado se na ponta mais simples isso não ocorre? Tente oferecer pelo menos mais de um canal de atendimento — e é claro, seja eficiente e não faça o cliente esperar muito.

O mix de produtos

Ainda na onda de tentar agradar e vender para todos e não para um público específico, o empreendedor cai no erro em que eu mesmo já caí: o de montar um mix errado de produtos.

Em vez de focar em quantidade de produtos para atender aos clientes, o lojista acaba focando na variedade. A consequência é que ele não consegue oferecer uma grade completa, ou então não consegue dar vazão à quantidade de pedidos.

Diminuir o mix de produtos, porém com uma boa quantidade de estoque, e oferecer ao cliente todos os tamanhos e cores é mais efetivo para quem está começando. Não tenha medo de ser e parecer pequeno. Conforme as vendas forem aumentando, daí sim é possível pensar em ampliar o mix de produtos e crescer de forma sustentável.

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Leia também:

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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