No jogo das palavras é preciso atuar com estratégia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

xadrez
No tabuleiro do xadrez não existe sorte. Você é o comandante de um exército contra outro nas mesmas condições.

Nesta partida não dá para ganhar pensando só em se defender e nem devemos jogar por jogar. É preciso ter algumas ideias e pensar cada partida como um todo feito de partes, que se complementam e combinam, com alguma lógica por trás.

Escritores e seus textos lidam com táticas e estratégias o tempo todo. A tática é o combate imediato, a reação a um ataque inimigo ou uma manobra impulsiva.

Mas é preciso de um plano, uma estratégia que oriente nas decisões táticas tomadas durante o jogo.

O mesmo acontece com suas palavras e ideias. Você pode escrever muito bem, mas só isso não basta. É preciso ter uma visão capaz de entender a intenção maior do que você está criando e saber organizar e direcionar seu esforço.

Em um jogo ou luta, leva vantagem quem usa bem sua tática para camuflar sua estratégia.

Da mesma forma, um leitor é seu amigo, mas também seu adversário. Ele não deve conseguir adivinhar os movimentos futuros de suas histórias e personagens, senão perderá o interesse em ler.

Por isso é necessário ter um bom plano ou um bom truque e usar todos os pequenos recursos que criam tensão e interesse numa trama.

No xadrez sempre existe o fator surpresa. Peças que parecem fracas ou inúteis podem mudar um jogo. Um peão pode decidir uma partida, o movimento diferente do cavalo pode torná-lo uma peça de ataque decisiva.

Uma história pode e deve também trazer elementos inesperados. Como no xadrez, os movimentos e ações de personagens secundários podem variar e colocá-los como fator fundamental numa história.

Ao escrever, sempre precisamos tomar decisões e fazer muitas escolhas. Por isso é tão importante desenvolver sua própria estratégia conforme seu estilo e potencial.

Com as palavras também podemos descobrir coisas incríveis ou perder o rumo e nos confundir.  E ás vezes nos frustrarmos com uma boa ideia que não se desenvolve ou não rende o que esperávamos.

Num jogo de xadrez, tanto em um jogo rápido ou tenso e demorado, sempre dá para entender a razão de perder ou ganhar o jogo.

Um bom escritor e um bom jogador sabem que nem sempre dá para controlar tudo. Lidamos também com emoções, acaso, sorte e fatores externos.

Temos que pensar nas palavras e no escrever também como um desafio, e que tudo faz parte de saber jogar, e que vitórias e derrotas são dois lados da mesma moeda.

Todos nós e todas as histórias fazem parte de uma espécie de jogo. Jogamos com as palavras e elas jogam com a gente. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *