Jornada do consumidor: sua marca deve fazer os clientes felizes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

risosA forma como as pessoas interagem com as marcas tem mudado drasticamente nos últimos anos. O acesso ao mundo digital trouxe grande poder aos consumidores, já que eles podem escolher o seu canal digital de preferência e acessar qualquer conteúdo conforme lhes for conveniente.

Por isso, cabe às empresas entender que agora é mais importante do que nunca envolver os esforços de marketing com boas ferramentas de gerenciamento do relacionamento com o cliente, para entregar uma experiência contínua e relevante em cada ponto de contato no ciclo de venda.

A Jornada do Consumidor, um conceito ainda não tão disseminado no mercado brasileiro, representa uma série de ações para converter e fidelizar o consumidor. Pensando nisso elencamos quatro estágios que garantem que a marca inicie e mantenha cada vez mais um relacionamento longo e de qualidade com seus clientes.

Aquisição

Convide o consumidor a se conectar com a sua marca através de diferentes canais digitais, e explique o porquê ele deve compartilhar suas informações com a sua empresa. Quais benefícios ele terá? E que tipo de conteúdo ele irá receber?

Boas vindas

Aproveite o momento que o cliente aceita receber suas comunicações para enviar uma mensagem de boas-vindas e causar uma primeira boa impressão. Sugira que ele monte uma ‘lista de desejos’ sobre possíveis produtos ou serviços de seu interesse, assim você vai conhecendo cada vez mais as preferências e necessidades desse novo prospect.

Engajamento

A primeira compra foi realizada pelo cliente, e agora? Mantenha o consumidor interessado, ofereça conteúdo relevante e personalizado com base no seu histórico de compras. Incite-o a interagir mais com a sua marca, seja via redes sociais, e-mail ou SMS. Entenda qual é o canal ideal para transmitir a sua mensagem a ele e garanta a continuidade dessa comunicação.

Retenção

Invista na troca de informações com o consumidor, não apenas pergunte o que mais o interessa, mas observe o que ele está buscando. Identifique possíveis lacunas de contato e retome o diálogo com clientes antigos, localize os prospects que ainda não abriram seu último e-mail marketing e incentive-os a continuar o relacionamento com a marca através de ofertas personalizadas.

A Jornada do Consumidor é um processo contínuo e abre um amplo leque de possibilidades para otimizar a experiência do consumidor.

O importante é reconhecer a oportunidade, oferecer o que o cliente procura, e evoluir essa jornada que sem dúvidas será benéfico para o cliente e também para sua marca, representando um aumento nas conversões de vendas.

O consumidor está em busca da marca que irá orientá-lo e oferecer o que ele procura. Então não perca tempo e comece agora a desenvolver a sua jornada! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Edson Barbieri é VP & General Manager, LATAM da Salesforce ExactTarget Marketing Cloud.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *