É preciso entender que a internet é de todos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

computer-mainframeO Marco Civil da internet ignora que a rede mundial de computadores não é propriedade de um estado, mas sim uma tecnologia de uso público, que não foi criada pensando nesta ou naquela nação.

Seu fim é conectar qualquer informação mesmo que esta nem mesmo esteja neste planeta.

Uma única nação regulamentar o uso de tal tecnologia é um péssimo habito político que tem a ver muito mais com interesse e ideal de poucos do que a vontade de muitos.

Uma discussão ampla e global de toda a sociedade civil é necessária, mas o Brasil, assim como outros países, correu para regulamentar um instrumento de impacto tão notório na sociedade contemporânea para poder proteger a poucos e ainda ganhar alguma publicidade.

A importância do diálogo

O diálogo entre os principais provedores de internet e conteúdo juntamente com representantes da sociedade civil mundial pode ajudar a termos alguma direção para um acordo de uso da tecnologia.

Sem dialogo não teríamos a convenção que proibiu o uso de minas terrestres, munições de fragmentação, direitos humanos, etc. A internet assim como os acordos referidos são de interesse do ser humano, que busca melhorar sua vida utilizando da tecnologia e não de nenhuma sociedade exclusiva.

Apenas uma discussão clara, com um comitê internacional, reunindo membros da sociedade civil e empresas do setor pode definir o futuro da internet e melhorar este instrumento que tanto tem ajudado a aproximar as pessoas.

Precisamos deixar de ser brasileiros, americanos, russos ou franceses para nos tornarmos mais humanos. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Marcos Vinicius M. da Silva Junior é consultor em segurança da informação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *