Sete motivos para trabalhar como freelancer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

job

Os motivos para trabalhar como freelancer são inúmeros e os profissionais que optam pela área para exercer suas profissões ou ter uma fonte de renda extra aumenta significativamente a cada ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que esse estilo de trabalho está recebendo novos adeptos desde o ano 2004 e, em 2011, mais de quatro milhões de brasileiros trabalhavam em casa.

Entre os tantos motivos para trabalhar como freelancer, listamos sete:

Trabalhar com o que gosta

Muitos profissionais passam anos e anos de suas vidas atuando em uma área que não agrada e, nesse caso, tornar-se freelancer é uma libertação. A partir desse momento, o profissional passa a exercer uma atividade profissional que é mais prazerosa.

Lucro

Todo negócio exige investimentos, mas trabalhar como freelancer significa não ter que repassar seu lucro para a empresa em que trabalha. Ou seja, quanto mais trabalhar, mais vai lucrar. É importante lembrar de poupar uma pequena parte da renda mensal para enfrentar situações de crise.

Trabalhar em casa (ou onde estiver)

Não precisar bater cartão todos os dias na empresa já é motivo suficiente, mas como freelancer você escolhe onde vai trabalhar. Em casa, em um parque, durante uma viagem, enfim. O problema é que esse quesito exige organização. Caso contrário, esse será o motivo de os negócios não darem certo.

Poder de decisão

Em qualquer emprego formal, quem decide quando é hora de ampliar os negócios ou “dar uma pisada no freio” é o chefe, mas agora o chefe é você. Isso significa que quem define os novos investimentos e assume os riscos inerentes a ele é o próprio freelancer. Por isso, avalie bem os prós e contras antes de tomar uma decisão.

Capacitação

Quantos funcionários de empresas reclamam por não receber formações e, por isso, não se sentem capacitados para exercer as funções. Ao trabalhar como freelancer, você pode investir na própria formação, ampliar as possibilidades de negócios e, automaticamente, lucrar mais. Além disso, se um dia precisar voltar para o mercado formal, está devidamente capacitado.

Estabilidade

Qualquer empresa está sujeita a passar por crises e a solução natural é cortar gastos, leia-se: empregos. Ao trabalhar como freelancer esse risco deixa de existir, afinal, você é seu próprio chefe.

Férias

Se no mercado de trabalho formal as férias são curtas ou em períodos não tão interessantes pra você, agora esse problema está resolvido. Trabalhar como freelancer permite que você avalie e defina qual ou quais os melhores períodos para tirar uns dias de férias, conhecer novos lugares, tirar o stress e voltar com tudo para o trabalho.

Esses são só alguns dos motivos que comprovam as vantagens de trabalhar como freelancer. O mais importante é ter consciência de que o bom êxito na nova carreira depende de muito estudo: público, investimento, riscos, metas, enfim, planejamento. É importante ressaltar que seus ganhos como freelancer vão depender muito da sua área de atuação e valor de mercado, não caia na ilusão do dinheiro fácil e trabalho fácil muito menos não largue seu emprego atual para se arriscar como freela, é preciso planejamento antes de tudo. Então, boa sorte.
[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Ricardo Caetano é administrador do site Dinheiro na Internet.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *