Se você quer ser freelancer a hora é agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não sei exatamente o que está acontecendo, se isso é um reflexo das histórias de sucesso do Vale do Silício, ou o desejo de aproveitar mais a vida e menos o mundo corporativo, ou ainda se isso é simplesmente o brasileiro deixando fluir a sua vontade reprimida de ser o dono do próprio nariz, mas o fato é: estamos empreendendo mais. E isso é ótimo! É fantástico ver as pessoas aceitando que existe vida além do concurso público e dos grandes cargos em multinacionais. Ok, eu sei, ainda vai demorar até nossas universidades começarem a nos direcionar para outro lado que não o dos funcionários, e as escolas a estimularem as crianças a montarem uma banquinha de limonada e a venderem biscoitos de porta em porta; mas não há como negar que houve sim uma grande melhora na nossa autoestima empreendedora.
freelancer

E ser freelancer pode ser só o começo

Uma grande porta de entrada para começar a empreender, e quem sabe ter um negócio maior no futuro, é começar trabalhando como freelancer. Trabalhar como um profissional independente vai forçar você a desenvolver uma série de outras habilidades que o mundo corporativo não exige. Calma! Isso é muito bom para você, pois vai lhe dar uma visão macro de negócios que posteriormente você poderá aplicar em qualquer outro empreendimento.

Pode ser um porre aprender sobre finanças, gestão e atendimento quando se é um profissional de criação, mas começar a estudar estas disciplinas vai melhorar a sua percepção dentro dos projetos nos quais você está envolvido. Digo isso porque você vai passar a entender mais sobre a realidade do negócio do seu cliente e então vai aprender a lidar melhor com ele. Eis aí um diferencial incrível em relação à concorrência.

O cenário é favorável para o freelancer

Executivos na casa dos 20 anos estão chegando a cargos de liderança e eles cresceram alimentados pela conexão banda larga, já estão habituados à mobilidade e ao trabalho remoto. Não vêm problema algum em contratar um freelancer encontrado através do Google com quem fazem reuniões pelo Skype. Eles olham você de igual para igual e não como mão de obra barata dando sopa. Assim fica fácil se relacionar e manter os clientes.

Existem também as empresas mais tradicionais que estão passando por um processo de aculturamento em relação ao trabalho freelancer. Diretores mais conservadores preferem ter seus colaboradores embaixo das suas asas e trabalhando sob a sua supervisão. Mas na hora de levantar os números, contratar um profissional independente pode ser uma grande economia. Sem contar a injeção de ânimo que ele pode dar na equipe ao trazer a sua perspectiva de quem já fez trabalhos para várias outras empresas.

A atenção empresarial que o mercado de trabalho independente vem conquistando também deixa claro o bom momento. Já existem empresas focadas em atender esses profissionais. Um exemplo disso são os espaços de coworking que brotam de todos os lados. Eles oferecem luz, sombra e conexão ilimitada à internet. Alguns freelancers já faturam tão bem que se permitem sair do baixo custo de um home office e investem nestes espaços de trabalho compartilhado que, além de acabar com o isolamento de quem trabalha em casa, oferecem amadurecimento profissional através da troca de experiências com os demais usuários do local.

Outro exemplo da grande atenção que os Freelancers vêm recebendo é o crescimento de sites especializados em terceirização de projetos. Estes sites operam como uma plataforma de relacionamento entre as duas partes, o freelancer se cadastra para receber as demandas que são inseridas no sistema pelo próprio cliente. É uma mão na roda para quem não quer prospectar diretamente. Assim o trabalho difícil fica a cargo das plataformas que enviam para você as oportunidades cadastradas dentro do seu perfil. Esta área se mostra tão lucrativa que grandes players internacionais traduziram seus sites e já estão atuando aqui no Brasil.

Concluindo…

As empresas já estão mais abertas ao formato de trabalho e há iniciativas visando soluções que tragam melhores condições de trabalho e mais oportunidades para os profissionais independentes. Então o cenário atual é muito positivo para se desenvolver como freelancer. Sem contar que a atividade pode lhe dar a experiência necessária para posteriormente arriscar um empreendimento maior. Pronto para começar?

freelancer-manual

Se você quer entrar de cabeça nesta história, recomendo a leitura do meu e-book grátis “O Incrível Manual do Freelancer Moderno”. Boa sorte! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Henrique Pochmann é freelancer em tempo integral e mantém o blog www.aparelhoeletrico.com onde colabora para que freelancers sejam felizes e bem-sucedidos trabalhando com o que gostam.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Olá, Ronaldo!

    Muito pertinente teu comentário. Foi essa desvalorização que me motivou a escrever o eBook. Minha ideia é levar conhecimento para quem está começando para que os iniciantes adquiram rapidamente uma consciência de que é preciso se valorizar.

    Acho que se os mais experientes ajudarem os mais novos, podemos colaborar para uma qualificação geral de todos e consequentemente não termos preços tão baixos sendo praticados. É uma tarefa árdua e um caminho longo. Mas acho que temos que nos mexer, senão esse mercado não se sustenta.

    Quem pratica valores baixos não vai conseguir se manter na atividade, vai buscar outra fonte de renda e o cliente logo vai ter uma alta rotatividade de fornecedores e isso implica em ter que toda vez alinhar a cultura da empresa com o novo fornecedor, ou seja, mais retrabalho e perda de tempo.

    Em tempo, tem um novo artigo meu falando um pouco sobre isso aqui: http://blog.99freelas.com.br/4-formas-de-adquirir-experiencia-sem-prostituir-o-mercado/

    Abraço!

  2. Olá Henrique, tudo bem?

    Sim, a hora é agora para o profissional freelancer. Mas como escapar da desvalorização do valor cobrado por profissionais qualificados em vista a grande oferta da concorrência?

    Digo isso pois agora existem vários sites que ajudam Freelancers a conseguir jobs, logicamente ganhando em cima, mas vendendo para as empresas contratantes a ideia de fazer o serviço pagando pouco. Sites como 99 Designers por exemplo…

    Sim, pra quem está começando é ótimo. Mas e depois?

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *