Vamos analisar o mercado de algumas décadas atrás. E não é preciso ir muito longe: apenas vinte ou vinte cinco anos são suficientes. Se você já havia nascido nessa época, do que se lembra?
Vou listar alguns pontos interessantes para esse artigo:
- A internet, pelo menos no Brasil, ainda era incipiente.
- O foco do mercado era o comércio local: grande parte das compras era feita no bairro ou na cidade em que morávamos.
- Muitos tipos de serviços e produtos não tinham concorrência (ou tinham pouca concorrência), o que facilitava o sucesso desses.
- O boca a boca era fortíssimo.
Poderíamos conversar sobre dezenas de outros pontos, contudo, esses são suficientes para trabalharmos daqui em diante.
E como é o mercado hoje?
- A internet tem grande peso e impacto nos negócios. E agora, com o crescimento das redes sociais, isso se potencializou.
- Por meio do e-commerce o mercado também se globalizou. Hoje podemos comprar no mundo todo com poucos cliques. Também podemos contratar serviços de especialistas residentes em qualquer país.
- A maioria dos produtos e serviços tem grande concorrência.
- Hoje as pesquisas são feitas de modo imediato, nos buscadores, redes sociais, fóruns etc. Ainda há o boca a boca, mas esse vem acompanhado de links com referências.
Esses cenários foram bem resumidos, mas conseguimos ver claramente neles uma evolução no mercado. O ato de comprar e vender permanece o mesmo, porém, agora, há várias maneiras de se fazer isso.
O conteúdo bem trabalhado é a melhor estratégia para qualquer negócio
Não importa onde: sites, televisão, revistas, lojas virtuais, redes sociais, e-mail marketing e afins, tampouco o que se tem a oferecer, somente com conteúdos de qualidade, exclusivos e relevantes é possível conquistar a confiança dos clientes e efetivar a venda ou a contratação.
Quantas vezes deixamos de comprar um produto por falta de descrições adequadas sobre funcionamento, características técnicas ou mesmo recomendações de uso?
E quantas vezes “desconfiamos” de um profissional quando vemos um site com informações incompletas, superficiais e até mesmo cheias de erros?
Pois é…
Muitos se preocupam em criar apresentações e layouts magníficos e funcionais – o que também é essencial – e deixam o marketing de conteúdo em segundo plano, o que é péssimo para a percepção de valor da marca.
Uma apresentação deve ser boa em todos os quesitos: identidade visual, usabilidade e, claro, conteúdo relevante.
Só por meio desse trabalho esmerado com as informações que podemos comunicar com precisão, confiabilidade e respeito aos clientes, parceiros e prospects.
Então, se o seu negócio está com baixa competitividade, vendendo pouco e com a visibilidade aquém do seu potencial, talvez seja o momento de (re)estruturar os conteúdos e criar um projeto informativo memorável e que realmente dê resultados.
Vamos juntos nessa?
Até mais! [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Seu conteúdo tem aderência com o público?
- Desenhando sua estratégia de marketing de conteúdo
- Marketing de conteúdo
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.