Você tem medo de vender pela internet?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitos empreendedores ainda têm receio de investir em internet para vender seus produtos e serviços. Muitos são os motivos: na maioria das vezes são mitos em que acreditam. Mitos que impedem esses empreendedores de alcançarem o sucesso, de saber como vender mais usando a internet como ferramenta.

Com base nos principais “tabus virtuais”, eu preparei um comparativo entre mitos e verdades sobre vender pela internet e como o mercado online pode acelerar os seus resultados. São eles:

mitos-e-verdades-internet

“Meus clientes não estão na internet” – Mais de 100 milhões de pessoas acessam a internet hoje no Brasil*. É praticamente impossível que os consumidores dos seus produtos ou serviços não estejam navegando na internet. A web é o meio preferido de todas as faixas etárias.**

“Na internet se ganha muito dinheiro de maneira fácil e rápida” – Em parte é verdade. Pode-se ganhar muito dinheiro na internet realmente, mas para isso, é necessário em primeiro lugar que seja feita uma boa pesquisa, uma análise sobre o seu mercado na web (público a ser atingido, concorrência, etc.). Isso dará base à elaboração de um bom planejamento, contemplando dessa forma ações estratégicas e diversas técnicas de vendas eficazes para gerar receita e aumentar a lucratividade do seu negócio na internet.

Em comparação ao mundo off-line, o tempo de retorno financeiro para uma empresa no mundo virtual pode ser mais curto, além do investimento ser mais baixo e direcionado. Tudo dependerá, entretanto, de cada negócio e da estratégia que será adotada.

“É preciso de muito dinheiro para aparecer na internet” – Com estratégias certas e bem definidas é possível ficar entre os dez primeiros nos principais sites de busca e com um investimento muito menor do que o utilizado muitas vezes na mídia tradicional.

“Na internet ninguém tem lucro” – Sem pesquisa, planejamento e monitoramento das ações aplicadas, realmente fica difícil obter lucro em qualquer setor e local, seja ele físico ou virtual. Por isso, antes de afirmar que ninguém lucra na internet, pesquise o seu mercado, veja o que a concorrência está fazendo. Certamente você irá se surpreender com a lucratividade que o seu negócio pode ter na internet.

“A internet só é vantajosa para quem vende produtos” – A internet é um ambiente democrático e rico em oportunidades de negócio de diversas áreas. Qualquer nicho na web se torna um mercado de massa, pois existem milhares de potenciais clientes, pessoas diariamente querendo adquirir tanto produtos quanto serviços.

“Meu site vende sozinho” –  Sabe o ditado “ O olho do dono é que engorda o gado”? É a mais pura verdade quando falamos sobre negócios, esteja ele onde estiver.

Para ter um site de sucesso (um bom tráfego de visitas, ótimas vendas e o fortalecimento da marca com o seu público na web) é preciso que você e a sua equipe monitorem, mensurem, analisem os dados constantemente.

É como uma máquina que trabalha sem parar, porém que temos de supervisionar sempre para que ela não dê defeito.

“Meu negócio é local, não justifica vender pela internet” –  Conforme dito anteriormente, qualquer empreendimento local ou de nicho tem uma vasta oportunidade de conquistar novos clientes na internet.

“Minha empresa é pequena, não tem site, nem blog, então ela não está presente na internet” – Está muito enganado se você pensa assim.

Independente de a sua empresa ter ou não um site, um blog , estar ou não nas redes sociais, ela está sendo comentada, falada, bem ou mal, pelos seus clientes e esses comentários vistos por muitos potenciais consumidores da sua marca. Portanto, fique atento a tudo o que é dito sobre os produtos e serviços da sua empresa na internet e comece já a tomar as rédeas da situação, construindo uma presença digital consistente e estreitando o relacionamento com o seu público.

*Fonte: IBOPE Media – 1º trimestre de 2013
**Fonte: IAB Brasil

E você? Conhece mais algum outro mito para não vender pela internet? Comente. [Webinsider]

……………………

Leia também:

……………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Luciana Lopes é publicitária, fundadora da B+ Comunicação, consultora e palestrante em marketing digital e atuante em e-Business desde 2001.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Olá para todos, acabamos de lançar uma plataforma online para edição e administração de lojas virtuais totalmente gratuita, nosso receita vem de comissões pagas pelos facilitadores de pagamento PagSeguro, BCash e Mercado Pago sem que para isso o lojista tenha acréscimo em suas tarifas. Outro ponto de destaque é a facilidade de uso da nossa plataforma, qualquer um, mesmo sem nenhum conhecimento consegue criar, personalizar e administrar sua loja com alguns cliques. Para os interessados, favor acessar nosso portal http://shopitos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *