Não importa a idade que você tenha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

casagrandeesenzalaO pai de um amigo, sujeito muito respeitável, gastava 15 minutos engraxando seus sapatos italianos todos os dias. Ele achava essa tarefa muito degradante para uma de suas empregadas domésticas.

A filha de Lord Grantham casou com o motorista. O pai aceitou mas continua tratando o genro como se fosse seu empregado.

Uma babá muito competente trabalha para uma glamorosa editora de moda. Seu facebook tem as mesmas referências que a patroa.

No filme Grande Illusion de Jean Renoir, Erich von Stroheim interpreta um nobre oficial que dirige o campo em que está preso um também oficial nobre francês. O filme é de 1937 e se passa durante a primeira guerra mundial. O comandante do campo trata os franceses com decoro ético admirável mas diz ao seu preso de sangue azul: “nós somos os últimos sobreviventes de uma polidez moribunda”.

O mundo muda todos os dias há milhões de anos mas existem momentos, marcos, grandes inflexões. São os pulsos que marcam o espírito do tempo.

A relação que sempre tivemos com nossos empregados, desde a Casa Grande e a Senzala, é uma bagunça que mistura trabalho com afeto. Essa é a primeira constatação. A segunda é que o empregado doméstico ou, por extensão, o empregado “subqualificado”, não gera lucro para o patrão. Por isso, por conta da promiscuidade da relação – família? empregado? – e porque não se pode propriamente falar em exploração de mão de obra – na acepção da expressão marxista – convivemos com duas realidades distintas, no Brasil.

Imaginemos uma empresa supermoderna, agressiva, expansiva, com sistemas de remuneração avançados, numa atividade de ponta. Agora, vamos simular uma situação: no mesmo dia, duas pessoas são demitidas da empresa. O analista formado em boas escolas, ligado nas paradas mais modernas e a copeira carinhosa que todo mundo adora. Dois tipos de comentários vão aparecer na empresa quando a notícia se espalhar: 1) “aquele rapaz, que pena que saiu, mas são coisas da vida” 2) “a Cidinha, não é possível gente, que sacanagem!”

Por que? Porque o país está vivendo simultaneamente em dois regimes: capitalismo e servilismo. Porque vivemos simultaneamente, ainda, numa sociedade racional de um lado e patriarcal de outro.

Mas no dia em que a doméstica se negar a lavar suas cuecas, no dia em que a recepcionista fizer cara feia se tiver que servir café, no dia em que você tiver que desentupir o banheiro, no dia que você tiver que servir café para os clientes, o mundo mudou. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Fernand Alphen (@Alphen) é publicitário. Mantém o Fernand Alphen's Blog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *