Detalhes que ajudam o e-mail marketing a dar certo

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fishing_O e-mail marketing ainda é uma ferramenta essencial para os negócios nos dias atuais. Mesmo com o aumento das mídias sociais e o alcance que geram, o e-mail ainda é o meio mais fácil e barato de comunicação direta com o cliente.

No entanto, simplesmente fazer campanhas de e-mail marketing não garante o sucesso de vendas. Há muitos detalhes envolvidos e neste artigo vamos falar de alguns deles, que ajudam a fazer o seu e-mail marketing dar certo.

Personalize e seja pessoal

Um fator importante para criar um maior vínculo com o leitor é ser sempre pessoal. Em ferramentas de e-mail marketing você pode escolher a opção de personalização automática – quando se utiliza o primeiro nome da pessoa da sua lista de contatos nos e-mails enviados.

Além disso, o nome de remetente também é muito importante. Ao invés de colocar o nome da empresa, coloque o nome de alguém que cuida do setor ou que trabalhe no local. Outra opção é utilizar o nome de uma pessoa e o nome da empresa em seguida. Ninguém gosta de sentir que está falando com uma máquina, então tente ser o mais humano possível.

Tenha uma linha de assunto relevante

A linha de assunto é primordial para uma elevada taxa de abertura. Além do nome do remetente, as únicas informações disponíveis são a linha de assunto e, algumas vezes, uma pequena pré-visualização do e-mail. Portanto, um assunto relevante, que chame atenção do leitor, é de grande importância. Seja objetivo e demonstre conteúdo. Evite frases como “Novidades da Empresa X” e ofereça o que a pessoa deve esperar ao abrir o seu e-mail. Além disso, evite passar dos 40 caracteres, por causa das aberturas em dispositivos móveis.

Crie e-mails responsivos

Por falar em dispositivos móveis, sabia que boa parte das pessoas atualmente abrem o e-mail através deles? De acordo com uma pesquisa da Litmus, 53% das pessoas abriram e-mails em aparelhos móveis em 2014. Então crie um e-mail marketing responsivo, ou seja, que abra em todo tipo de dispositivo, como celulares, tablets e desktops. Os seus leitores não irão gostar de receber e-mails em outros formatos e irão manda-los direto para a lixeira.

Design e conteúdo

E-mails com um design atrativo são muito importantes para prender a atenção dos seus leitores. Nos dias atuais, as pessoas costumam receber inúmeros e-mails diariamente de diferentes empresas e por isso é necessário se destacar. A campanha precisa ter um bom layout para obter uma resposta positiva com mais facilidade. Entretanto, muitos provedores têm configurações que bloqueiam imagens. Caso isso aconteça, o seu conteúdo será o responsável por salvar a sua campanha, então evite criar um e-mail composto somente de imagens e invista na produção de um bom tema.

Invista na sua lista de contatos

É muito importante ter uma base de e-mails relevante somente com pessoas que têm interesse na sua comunicação. Por isso, o correto é ter apenas listas Opt-In, ou seja, um número de pessoas que se inscreveu para receber seus e-mails. O método mais fácil de conseguir uma lista de leitores interessados é através de um formulário de inscrição no seu site. Nunca compre listas, ter mais pessoas na sua base de e-mails não quer dizer necessariamente ter maior retorno, além de sujar a sua reputação online ao fazer um marketing forçado.

Atente-se à frequência

Entregue qualidade e não quantidade. Um dos maiores motivos de pessoas não quererem mais receber e-mails de algum endereço é o fator frequência. Quando o número de mensagens enviadas é muito alto, abrir a caixa de entrada se torna uma tarefa irritante. Ou seja, o leitor vai pedir para se retirar da lista de contatos. Então envie a sua campanha de conteúdo relevante em um espaço de tempo razoável.

O e-mail marketing pode trazer grandes benefícios para o seu negócio, mas se utilizado de forma incorreta pode também trazer retorno pior do que o esperado. Utilize a criatividade para criar campanhas menos convencionais e atente-se aos conselhos dados acima para obter melhores resultados. [Webinsider]

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Juliana Souza é gerente de publicidade e conteúdo na Benchmark Email, plataforma para envio e gestão de e-mail marketing.

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