Mapas são ótimos para nos fazer enxergar os dados

Nova Escola de Marketing
24 de fevereiro de 2015

Mapas são uma simplificação da realidade e nos ajudam a tomar decisões, pois facilitam a compreensão dos dados existentes e as relações entre eles.

mapa_NY_segregacao_racial

Mapa da segregação racial em Nova York

Durante toda a história da humanidade os mapas tiveram enorme importância. Serviam como referência, foram instrumento para a passagem de conhecimento e até símbolo do progresso e desenvolvimento.

No período das grandes navegações, por exemplo, novas terras foram descobertas e, graças aos mapas, foi possível documentar e reproduzir essas rotas.

Há quase 10 anos era lançado o Google Maps. Ele não só trouxe uma revolução na forma como usávamos os mapas, mas modificou basicamente todo o nosso comportamento.

Hoje é fácil se planejar para chegar em um determinado compromisso, uma viagem, descobrir o caminho mais rápido, ou se localizar numa cidade nova.

Os dispositivos móveis em combinação com mapas digitais aproximaram as pessoas da geografia, mesmo que elas não notassem. Hoje nosso pensamento é muito geo espacial.

As aplicações para esses mapas digitais são praticamente infinitas e, a cada dia, se proliferam em forma de projetos de diversas áreas.

Os mapas funcionam como uma simplificação da realidade, facilitam nossa compreensão de dados e a complexa relações entre eles. Por isso vem sendo cada vez mais utilizadas para a visualização de dados.

Com essa simplificação da informação, também se torna mais fácil a tomada de decisões. Através de um mapa — no lugar de uma planilha, por exemplo — você pode encontrar a rota mais segura ou descobrir pontos de interesse a partir de uma rota ou ponto.

Mas nem tudo precisa ser útil, e os mapas também podem trazer diversão, como no belíssimo jogo Smarty Pins.

Em resumo, essa revolução tecnológica nos aproximou dos mapas, nos levou a pensar e conhecer lugares de maneira diferente, mas principalmente, ele modificou o modo como interpretamos informações e tomamos determinadas decisões. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *