Mapas são ótimos para nos fazer enxergar os dados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

mapa_NY_segregacao_racial

Mapa da segregação racial em Nova York

Durante toda a história da humanidade os mapas tiveram enorme importância. Serviam como referência, foram instrumento para a passagem de conhecimento e até símbolo do progresso e desenvolvimento.

No período das grandes navegações, por exemplo, novas terras foram descobertas e, graças aos mapas, foi possível documentar e reproduzir essas rotas.

Há quase 10 anos era lançado o Google Maps. Ele não só trouxe uma revolução na forma como usávamos os mapas, mas modificou basicamente todo o nosso comportamento.

Hoje é fácil se planejar para chegar em um determinado compromisso, uma viagem, descobrir o caminho mais rápido, ou se localizar numa cidade nova.

Os dispositivos móveis em combinação com mapas digitais aproximaram as pessoas da geografia, mesmo que elas não notassem. Hoje nosso pensamento é muito geo espacial.

As aplicações para esses mapas digitais são praticamente infinitas e, a cada dia, se proliferam em forma de projetos de diversas áreas.

Os mapas funcionam como uma simplificação da realidade, facilitam nossa compreensão de dados e a complexa relações entre eles. Por isso vem sendo cada vez mais utilizadas para a visualização de dados.

Com essa simplificação da informação, também se torna mais fácil a tomada de decisões. Através de um mapa — no lugar de uma planilha, por exemplo — você pode encontrar a rota mais segura ou descobrir pontos de interesse a partir de uma rota ou ponto.

Mas nem tudo precisa ser útil, e os mapas também podem trazer diversão, como no belíssimo jogo Smarty Pins.

Em resumo, essa revolução tecnológica nos aproximou dos mapas, nos levou a pensar e conhecer lugares de maneira diferente, mas principalmente, ele modificou o modo como interpretamos informações e tomamos determinadas decisões. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Bruno Ribeiro é creative technologist brasileiro, ex-gringo, ex-unit9 e atualmente trabalhando Los Angeles pela Haus. Veja Portfolio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *