Aplique 5S e ciclo PDCA em sua estratégia de marketing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Alguns conceitos simples e responsáveis por trazer diversos resultados positivos estão difundidos nos mais variados setores produtivos. Por que não adaptá-los para serem utilizados em suas campanhas de marketing digital?

5S_trainingUma importante etapa para a implementação da qualidade total em uma empresa é o 5S, que foi originalmente desenvolvido no Japão e prega cinco práticas: utilização, organização, limpeza, conservação e disciplina.

Ele é uma parte, e o componente-chave da criação de um local de trabalho visual e, também, uma parte da Kaizen – um sistema de melhoria contínua – que é um componente de manufatura enxuta.

O propósito do 5S é o aumento da produtividade e da qualidade para manter um bom ambiente de trabalho. Não há nada mais desmotivante do que abrir o Adwords, por exemplo, e encontrar uma bagunça completa, onde nada faz sentido.

Antes de criar suas campanhas pelo Adwords, abra uma planilha no Excel e organize sua estratégia. Escreva suas campanhas de search, com os adgroups, keywords, anúncios, sitelinks. Pense na sua estratégia de geotargeting, nos dispositivos em que prefere aparecer, no orçamento e bids. Terá campanhas de remarketing? E de DSA?

Ao criar suas campanhas, nunca misture o que é institucional (brand), com campanhas de performance (non brand). Separe-as claramente com marcadores: palavras que contenham a marca em institucional, palavras descrevendo os produtos e performance.

Dentro de performance, crie campanhas para a categoria de seus produtos, com adgroups diferentes para as marcas que você oferece, assim será possível escrever anúncios eficazes.

Outra alternativa é criar campanhas para as marcas que você oferece, e adgroups para as categorias de produtos. O importante é ser coerente e disciplinado, portanto, não insira palavras em adgroups que não façam sentido, isso prejudicará seus resultados.

Se o investimento for em Google Shopping, evite criar uma única campanha e selecione todos os produtos. O Adwords permite selecionar os produtos do seu feed pelo ID, uma oportunidade de criar uma estrutura detalhada e organizada, que facilitará em muito as análises dos resultados e o processo de otimização. Organize suas campanhas e crie grupos que façam sentido para o seu produto.

Para campanhas em vídeo, crie segmentações por interesse, assunto, keywords, canais e remarketing. O mesmo vale para campanhas em display, incluindo a criação de banners.

Com uma estrutura completa e que faça sentido, é possível segregar a utilização do 5S e investir no que trouxe melhores resultados para sua marca. O mesmo serve para as mídias sociais e afiliados. É necessário ter organização, caso contrário, se perderá em sua própria bagunça.

Ciclo PDCA

ciclo_pdcaPara complementar o 5S, é possível utilizar a inteligência do ciclo PDCA para otimizar suas campanhas. Os PDCA são as iniciais de Plan (planejar), Do (executar), Check (avaliar) e Act (agir no sentido de melhorar).

Para iniciar, é necessário montar o plano. Isso será a estratégia para atingir os objetivos de sua campanha. Toda a estrutura comentada acima deve estar inclusa.

Ao executar, você estará pronto para colocar suas campanhas no ar. Não faça isso juntamente com o primeiro passo, pois não é bom pensar e já criar suas campanhas no Adwords, sem ter o plano escrito antes. A chance de ter uma bagunça incompreensível é muito grande, então prepare a planilha em Excel antes.

Após rodar de duas a quatro semanas, será possível ter dados suficientes para gerar relatórios e avaliar os resultados. Ajustes finos como mudanças no orçamento e Bids devem ser feitos com uma frequência maior. Mas a “auditoria” aprofundada precisará de mais tempo e mais dados para poder ser feita.

Com os resultados em mãos, a base para otimizar suas campanhas será maior e poderá corrigir as falhas na estrutura foi montada.

Rode o ciclo PDCA pelo menos uma vez ao mês para planejar ações, executar, avaliar e corrigir falhas e, continuamente melhorar o desempenho do marketing digital da sua marca. [Webinsider]

……………………

Leia também:

……………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Carlos Bertucci é Head de Data Analytics da filial brasileira da ESV Digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *