Quero aprender marketing digital. O que devo estudar?

13 de março de 2015

Planejamento, comportamento do consumidor, segmentação e persona, mídias sociais, inbound marketing, marketing de conteúdo, publicidade, métricas e SEO, para começar. Entenda.

marketing_digitalMais de 1 bilhão de usuários no Facebook, mais de 500 milhões de tweets por dia, um caminhão de links patrocinados na rede. E o que tudo isso significa?

Significa que é preciso profissionalizar-se para compreender como o mercado está se transformando e qual é o papel do marketing digital em tudo isso.

Se é essa a resposta que você procura, estamos bem afinados e vamos dizer agora mesmo o que você aprende em um treinamento de marketing digital.

Continue acompanhando e confira.

Planejamento de marketing digital

O planejamento já é algo conhecido de muita gente. Planejamos o financeiro, a gestão de pessoas, o marketing e o marketing digital também. No planejamento de marketing digital você vê o que é necessário para criar estratégias e ações de marketing na internet para que sua empresa estabeleça uma presença online de qualidade.

Comportamento do e-consumidor

E-consumidor é aquele que compra pela internet, ou seja, utiliza os e-commerces para adquirir produtos e serviços, na comodidade da sua casa. O consumidor online possui características distintas do consumidor off-line e, por isso, é preciso compreender o que o leva a comprar, quais são suas motivações, desejos e anseios.

Segmentação de público e buyer persona

A segmentação de público é um tema conhecido de muita gente, mas no marketing digital ele se torna um pouco diferente, principalmente porque baseamos nossas estratégias em buyers persona, ou seja, representações fictícias de um cliente ideal, o que nos ajuda a compreender o comportamento do internauta e a desenvolver estratégias mais eficazes de marketing online.

Mídias sociais

As mídias sociais estão no nosso dia a dia, mas como utilizá-las a favor de uma marca? Como marcar presença nas redes sociais, dialogar com o público-alvo, desenvolver estratégias específicas para esse ambiente? Esses são alguns dos temas abordados em um curso de marketing digital, no tópico de mídias sociais.

Inbound marketing

O marketing de atração está revolucionando a maneira com que as marcas se relacionam com seus clientes, trazendo consigo uma série de outras ferramentas para auxiliá-lo a gerar valor e despertar o interesse nas pessoas, sem recorrer à venda direta.

Marketing de conteúdo

“Conteúdo é rei”. Essa frase vem sendo propagada por muitos profissionais de marketing digital que compreenderam que é mais fácil conquistar um cliente gerando valor para ele do que empurrar um produto novo a cada dia. O marketing de conteúdo mostra a relevância da empresa no mercado, o que ela pode oferecer e todo o seu know how, colocando-a como referência na internet.

Publicidade online

Se estamos falando de marketing, estamos falando de vendas e, por mais que as vendas estejam se desenvolvendo de uma forma diferente na internet, é preciso investir em publicidade. Google Ads, Facebook Ads, Linkedin, Twitter, todas as redes sociais estão investindo em ferramentas de anúncios pagos e você vê cada uma dessas soluções em um bom curso de marketing digital.

Métricas e KPIs

As métricas servem para mensurar os resultados de marketing digital e não podem ficar de fora de um bom curso nesta área. Você aprende a determinar quais são as melhores métricas para o seu negócio, como criar KPIs que gerem valor e insights positivos para a sua marca.

SEO

O SEO merece um curso inteiro, mas você também pode aprender noções de SEO em um curso de marketing digital. Afinal, estratégias de marketing de conteúdo devem levar em consideração a otimização para os mecanismos de busca.

Aprender marketing digital

O marketing digital é amplo e pode ser segmentado em diversos outros cursos, portanto você vai perceber que existe muito mais do que mencionamos aqui.

O certo é que você comece a aprender o marketing digital de uma maneira ampla, para depois buscar cursos mais específicos e que atendam às suas necessidades profissionais, criando um caminho lógico para os seus objetivos como gestor de marketing digital. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

5 respostas para “Quero aprender marketing digital. O que devo estudar?”

  1. Desafio 3k em 30 dias disse:

    Excelente conteúdo !
    O Marketing Digital está crescendo e mudando a cada dia. Cada vez mais a concorrência está bastante acirrada.

  2. Gil Conceição disse:

    Observar essas variáveis ajudam muito a começar um trabalho sério no marketing digital.

    Quem não se atentar aos detalhes para entregar um bom conteúdo pode se perder no caminho.

    Mais Sucesso Sandra!

  3. O Marketing Digital está crescendo muito nos últimos tempos e como a concorrência está cada vez maior tem possuir mais conhecimento e determinação , com certeza irá chegar na frente.

  4. Luis disse:

    Talvez não seja o melhor post para questionar isso, mas, e quem não quer trabalhar com marketing digital diretamente, “face ads, google adwords”, quais são as outras áreas e mercados disponíveis para o profissional de graduação do curso de tecnologia em marketing ou mesmo administração com ênfase em marketing?

  5. Matheus disse:

    Bem esclarecedor. Me indicou quais caminhos eu devo seguir para começar a ficar por dentro desse mundo que é o marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *