Por que investir em conteúdo gerado por usuário

18 de março de 2015

Estratégia: crie um ambiente para a colaboração, ganhe competitividade e mantenha interação com os clientes de maneira bastante eficaz.

sucessoHoje a relação entre público e empresa é algo muito diferente do que era antes. E se você não sabe como tirar proveito disso, pode ter certeza de que está perdendo boas oportunidades para o seu negócio. Não adianta mais a sua marca anunciar aos quatro ventos, tentando atingir o máximo de pessoas, se para a maioria delas não fará nenhuma diferença.

Sendo assim, se torna muito mais importante estabelecer uma relação com o seu público, uma vez que o consumidor hoje é quem busca os melhores serviços ou produtos e toda uma experiência de compra que atenda de forma mais efetiva às suas necessidades.

Dentro desse contexto, investir em conteúdo gerado por usuário pode ser um tremendo negócio nas mais diversas áreas de atuação. Essa possibilidade traz inúmeros benefícios, além de ser uma forma de conseguir algo que parece bastante complicado: manter um fluxo de conteúdo constante. Toda empresa tem o potencial de conseguir uma fonte de produção inesgotável, mas é comum que nem se dê conta disso!

Aproveitar o que é gerado e compartilhado de forma espontânea pelos consumidores é essencial e pode ser feito de diversas maneiras: comentários, testemunhos, guest posts, reviews, fóruns, – como o do Marketing de Conteúdo – perguntas e respostas e muito mais! Mas o que deve ser notado é que esse é um tema de vital importância e que pode contribuir para um ganho de competitividade e interação com os clientes de maneira bastante eficaz.

Quer descobrir ainda mais razões para investir em conteúdo gerado pelo usuário? Confira:

Obtenha aprovação social

Nós sabemos que muitas pessoas só tomam alguma atitude que contenha validação social. Isso é algo comum desde os tempos mais antigos e ocorre nas mais diversas áreas, sendo uma realidade na vida social, amorosa, profissional e muito mais. E quando falamos de compras e marcas, isso não é diferente: os números são muito mais promissores para empresas que contam com aprovação social.

E o conteúdo gerado por usuário soma muito nesse contexto, pois as pessoas adoram esse tipo de informação porque eles não provêm diretamente das ações da empresa e sim de pessoas comuns. O cliente se identifica, pois é alguém como eles falando, que têm objetivos e experiências similares, bem como não possuem interesses econômicos em seu depoimento.

O conteúdo gerado por usuário oferece valores, opiniões e compartilhamento de interesses, conectando pessoas com a marca e tornando o público um verdadeiro parceiro.

Você ganha credibilidade e cria divulgadores da marca

Em resumo, a maioria das pessoas vai preferir ouvir a opinião dos outros antes de fechar uma compra. Isso basicamente quer dizer que: O que alguém que já teve uma experiência com a marca diz tem um peso enorme, e, por isso, nenhuma empresa deve desconsiderar o valor que o conteúdo gerado por usuário possui. Esse tipo de estratégia traz mais credibilidade à marca, mostrando que ela não tem medo de compartilhar nenhum tipo de opinião ou informação de terceiros, o que contribui e muito com as táticas de marketing usadas para divulgar produtos ou serviços. Além de, é claro, ressaltar o quanto a marca se preocupa com o cliente e as opiniões de seu público.

Outro fato a ser ressaltado é que o conteúdo gerado por usuário cria empatia, pois são postados por pessoas comuns como o consumidor que está lendo. E isso se dá espontaneamente, pois o usuário que tem a publicação em destaque acaba se sentindo mais importante e valorizado. E o que isso gera? Ainda mais compartilhamento! É bem comum que essas pessoas acabem divulgando, sem pedir nada em troca, o que escreveram, então você ainda acaba naturalmente com um divulgador de sua marca! Quem não quer seus “15 minutos de fama”?

Se a sua empresa propicia espaço para conteúdo gerado por usuário e não hesita em dar importância para quem se pronuncia ali, as suas chances de ganhar divulgadores espontâneos são tremendas!

Mostra o que o seu público tem a dizer

O conteúdo gerado pelo usuário serve como feedback do público para saber como ele interage com sua marca e especialmente o que espera de sua empresa. E isso é de extrema relevância para criar estratégias de Marketing eficientes, por meio da criação e perfeito atendimento da persona.

Pegue os comentários, testemunhos, guest posts, reviews, fóruns, perguntas e respostas e mapeie bem o que estão dizendo, veja o que está gerando mais discussão, críticas, elogios e quais assuntos estão gerando mais conteúdo.

Tudo isso vai ajudar a entender melhor seu público e, consequentemente, a oferecer uma experiência ainda melhor com seu negócio.

Cria uma comunidade

Como você está oferecendo espaço para que as pessoas se expressem e descrevam suas opiniões, sentimentos, sua visão e valores, você acaba permitindo que diversos usuários semelhantes se encontrem. E isso cria uma comunidade, pois eles se conectam através dos interesses simulares, no caso, relacionados à sua marca!

Isso ajuda muito na construção de uma identidade comum e então uma comunidade com alto poder de engajamento, que estarão sempre compartilhando uns com os outros e permitindo à empresa se conectar com todos num nível muito mais pessoal.

Ajuda no SEO

Praticamente todo mundo utiliza a ajuda de um site de buscas antes de fechar negócio ou fazer uma compra. E qualquer ajuda nesse quesito pode representar muito dinheiro na conta da empresa.

Sabendo disso, vale ressaltar que o conteúdo gerado por usuário pode ajudar muito nos buscadores. A criação de fóruns ou plataformas similares para envio de mensagens ajuda muito, pois ali é discutido tudo que é relacionado com a empresa e seu ramo. Será um espaço natural para divulgação de palavras chave, difusão de links, desenvolvimento dos seus perfis institucionais nas redes sociais e muito mais.

Para aumentar sua colocação nos buscadores, sua empresa pode inclusive entrar na conversa! Tire dúvidas, ofereça soluções e seja útil! Esqueça o discurso de vendas: aqui você está interagindo com sua comunidade, portando seja o mais natural possível e aproveite e valorize o que está sendo feito espontaneamente a seu favor.

Conclusão

Agora você já sabe porque investir no conteúdo gerado por usuário é um tremendo negócio vantajoso para sua empresa. É uma estratégia altamente eficaz, que agrega valor à sua marca e faz da espontaneidade uma arma para seu empreendimento ter resultados ainda maiores.

E como se todos esses benefícios não fossem o bastante, esse fluxo constante ainda é pouquíssimo dispendioso, pois os clientes são embaixadores naturais do que você oferece.
Acha que faltou algum motivo ou já teve uma boa experiência seu público? Deixe um comentário abaixo contando pra gente! [Webinsider]

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Uma resposta para “Por que investir em conteúdo gerado por usuário”

  1. Carlos Alves disse:

    Ótimo artigo, aplicarei na minha empresa e indicarei para o meus amigos do marketing.
    Sucesso para todos nós.

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