A comunicação 360 x 365

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

comportamentoEra uma vez um briefing com expectativa, assets e budget. A equipe se reuniu, fez brainstorm, quebrou a cabeça, planejou, criou e o filho nasceu.

A apresentação para o cliente foi legal – o ppt estava lindo –, tudo foi colocado em prática e o objetivo de negócio foi atingindo. No meio, lacunas. O fim estava lá, entregue com louvor, mas e o meio? Está na hora de mudar isso aí.

O cenário citado não é do século passado. Também não é falta de conhecimento e muito menos de profissionalismo. O mercado está assim, pensando à frente, com sede de novidade. Mente inquieta, diálogo em código, tecnologia como solucionador de qualquer necessidade.

O resumo da ópera é: tecnologia é o meio – um meio indispensável e revolucionador, mas não o fim. É um alicerce. Um facilitador. Uma forma de aproximar pessoas de um jeito diferente e ampliar as experiências. Reflitam.

Criatividade

Agora, tem algo que por um tempo foi deixado de lado. Ficou ali, como complemento e não prato principal. Apresento-lhes, meus caros, a velha e boa criatividade. A junção de ideias bem pensadas. E a criatividade não tem que estar isolada, não tem que ficar presa apenas nas reuniões da equipe de criação.

Existe um pensamento – totalmente equivocado – que é possível parir uma boa campanha digital utilizando somente ferramentas do mundo moderno. A defesa aqui é: o fator humano continua sendo a big idea de qualquer planejamento. Como profissional do mercado, não vejo diferença entre um redator e um programador. Seja com palavras ou códigos, o negócio é resolver o problema.

Equipe

Diante disso, chegamos à questão ‘equipe’. O formato de agência de publicidade, digital no caso, não precisa ser engessado. Muito pelo contrário. É hora de defender o diferente.

Antes, uma dupla funcionava. Hoje, o ideal é um trio: ART+COPY+TECH. A trupe é responsável pelo serviço completo. Pela trajetória do começo ao fim. Pela análise do briefing, do objetivo de negócio. É o trio, junto, que interpreta a expectativa do cliente, dá diretriz e recomenda solução.

Cada um na sua função – o copy que escreve, o Art que cria a arte e o Tech, que pensa em códigos, transformando-os em ideias poderosas. Tudo isso sempre pensando no público que precisamos atingir, em como falar com este consumidor e como trazê-lo para perto. Daqui, partimos para um novo conceito.

360 X 365

Partindo do princípio de que precisamos ter ideia de acordo com o comportamento do consumidor, chego a uma simples conclusão: para ser eficiente, é necessário estar perto. Mais do que perto, é necessário estar junto. O comportamento está em todos os lugares. Está quando ele janta em casa com a família, quando faz reunião com a equipe, quando senta na mesa do bar com os amigos, quando sai para jantar com a namorada, quando fecha uma viagem de férias, quanto faz um post no Facebook. Precisamos ter ideias de acordo com o comportamento deste cara, que cara, está em todos os lugares.

Para isso, a conclusão é que aquela comunicação 360º, que há tempos vem sendo a última bolacha do pacote no mercado, dá lugar a uma nova diretriz: a comunicação 365… dias.

É isso, para estar perto, é preciso acompanhar, ler o corpo e o espírito do sujeito, sentar junto, pedir a cadeira do lado no cinema. Exagero à parte, o que eu quero dizer é que não basta mais uma comunicação integrada, full service, redonda. É preciso mais. Tem que entender o que o cara quer a fundo – às vezes nem ele sabe e é por isso que estamos aqui – tem que estar junto 365 dias, 52 semanas, 8766 horas. O comportamento do público é a chave para a comunicação de sucesso.

O full service cede gentilmente seu lugar ao full journey, formato que apresenta a plataforma completa ao invés da campanha, a internet das coisas ao invés da internet pura e simples e assim por diante.

Isso só mostra que é um momento de evolução, não de revolução na publicidade. Deixa de ser uma comunicação online para uma ativação offline. Nasce o ‘comunication to activation’. Nenhum segredo e, como disse, nenhuma revolução. É pensar na pessoa como centro da ação. As marcas estão exigindo interação relevante e, por isso, cada ponto de contato é uma oportunidade. Ou seja, não se trata de tecnologia e novos canais, trata-se de pessoas e de uma nova sociedade que vem sendo moldada.

Cada ponto de contato

Para terminar, alguns pontos conclusivos: o importante é a ideia, não o meio; tecnologia por tecnologia não é nada; tecnologia tem como missão expandir a experiência; cada ponto de contato é importante na jornada do consumidor e social media é apenas um detalhe.

Para sobreviver é necessário encontrar uma forma de fazer efetivamente parte da vida das pessoas, não só por meio da tela do smartphone. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Andre Felix é Head of Digital na Agência Mood (Mude TBWA).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Concordo com tudo o que disse no artigo, principalmente que social media é apenas um detalhe. O que faz a diferença realmente é o TODO.
    Belo artigo, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *