Como escolher o software de gerenciamento ideal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

softwares_negociosEm algum momento você vai ter que adaptar seus sistemas – ou enfrentar os riscos disso.

Softwares de planejamento de recursos empresariais estão se tornando cada vez mais essenciais para quem quer crescer e se posicionar melhor no mercado. Mas o que você precisa saber para encontrar um programa eficiente? Quais os fatores devem ser considerados antes da aquisição?

Versatilidade

Uma das áreas onde um verdadeiro programa de Planejamento de Recursos Empresariais (PRE) deve ser eficaz é a capacidade de gerenciar as mais diversas áreas dos negócios.

Como por exemplo o crescimento – é hora de adquirir outras companhias ou se dividir em múltiplas divisões? Um bom programa de PRE proporciona as ferramentas necessárias para gerenciar a diversidade – e as mudanças – do seu negócio.

Nuvem ou off-line?

Outra consideração importante é se vai instalar um software local ou em plataforma online (nuvem). Cada um tem vantagens próprias e vão depender de quais características você prefere. Softwares locais tem um custo de instalação mais alto mas isso pode ser compensado pelo custo de manutenção. Enquanto em programas baseados em nuvem ocorre o contrário. O importante é pensar qual tipo de programa oferece as ferramentas que sua empresa precisa.

Customização

Para ter sucesso no mercado de hoje, as companhias precisam se adaptar – e rápido. Se acompanhar as mudanças no seu setor é como acertar um alvo em movimento, você vai precisar de um programa criado especificamente para suas necessidades empresariais.

Alguns programas, como o Venki, têm muitas vantagens que podem ser úteis nesse sentido.

Relatórios

Outra área importante é a capacidade de gerar relatórios em profundidade. Para determinar o potencial do seu programa em encontrar as soluções que você precisa é importante avaliar que tipo de relatórios você necessita.

Que informação você precisa recuperar? Que tipo de análise precisa acessar? Quais tendências precisa monitorar nos últimos cinco anos? Todos essas fatores são coisas importantes de se considerar para escolher o programa certo.

Integração

Uma solução de PRE é útil apenas se ajuda a facilitar seu fluxo de trabalho – não complicar. Se sua companhia depende de programas específicos, como Microsoft Office ou Outlook, escolha um programa de PRE que seja integrado com eles – assim você poupa dinheiro e tempo.

Análise dos fornecedores

Um importante – e subestimado – fator que você deve considerar é a qualidade do seu fornecedor. Não importa quais tipos de instalação, optar por um programa desse gênero requer tempo e dinheiro. É importante escolher um fornecedor que tenha reputação de inovador e capaz de se adaptar ao mercado. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *