Escritores precisam investir em marketing de conteúdo

16 de abril de 2015

Você escreveu um livro, as pessoas conhecem o seu trabalho. Então o que falta para começar a vender bem?

livro

Seu livro está visível para os leitores?

Quantas vezes nos pegamos com esse “problema”: publiquei um livro e ele simplesmente não vende.

Então, vários pensamentos nos vêm na cabeça:

  • Sou um fracasso
  • Meu trabalho é uma porcaria
  • Meu livro é ruim
  • Para vender somente sendo apadrinhado ou fazendo parte de panelinhas.

Natural nos sentirmos derrotados. Mas o caminho não é esse. É preciso ter a mente no lugar e analisar o que de fato está ocorrendo.

Um problema adequadamente diagnosticado está a caminho de ser solucionadoRichard Buckminster Fuller

Peça menos e ofereça mais

Uma das boas práticas que existe na publicidade e no marketing é oferecer conteúdos relevantes, exclusivos e originais para o público, no nosso caso, os leitores (os cativos e os prospects).

E como atuar para melhorar a visibilidade do meu livro?

Com criatividade!

O primeiro passo é reconhecer os pontos fortes e fracos do seu trabalho. A seguir, saiba com melhor precisão possível quem é o seu público-alvo. Por fim, desenvolva ações personalizadas. Os sites e as redes sociais são ótimos aliados para o sucesso da empreitada, pois nos aproximam das pessoas e criam possibilidades de interação e relacionamento.

Muitas vezes deixamos de vender porque nos tornamos inacessíveis. Pense nisso!

Crie uma comunicação gostosa, informativa e rica. Dê subsídios ao leitor para que esse comece a conhecer mais a fundo o seu trabalho, suas histórias e personagens. A venda depende dessa simbiose, de cativá-lo e torná-lo seu cúmplice.

Doe-se um pouco. O retorno vale a pena.

Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre o que constitui a verdadeira felicidade. Ela não é alcançada por meio de gratificação pessoal, mas através da fidelidade a um objetivo que valha a penaHellen Keller

Quando outros falam do nosso trabalho o peso fica maior

Falar de nós mesmos funciona. Mas quando outra pessoa nos dá o seu “endosso”, funciona melhor ainda. Esse ato expande a percepção de valor da nossa marca, pois se alguém está disposto a investir tempo e recursos para falar de um livro, de um conto ou mesmo de um profissional, é porque há qualidade e relevância.

Por isso é muito gratificante quando o leitor relata as suas experiências com o nosso trabalho, seja numa resenha, numa mensagem ou na indicação dos nossos livros. Isso potencializa o marketing, aumentando a abrangência e diversidade de público.

Assim sendo, leitores, parceiros e companheiros de profissão, precisam ser cativados e cultivados com todo o carinho e respeito, afinal, muito da nossa prosperidade como escritores depende deles.

Vamos juntos fazer esse jardim de cultura e diversão florescer?

Até mais! Até mais! [Webinsider]

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