A culpa é sempre do mordomo… Ou do consultor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

mordomo_culpadoQuando um projeto tem sucesso é comum encontrarmos dificuldade na hora de identificar quem foram os donos da ideia, os pais da criança.

Todos os envolvidos querem a vitrine: um empreendedor obstinado, um grande time capaz de realizar coisas incríveis ou um investidor visionário que soube, desde o princípio, que aquilo só poderia dar certo.

Contudo, quando o fracasso acontece é muito mais fácil identificar o responsável: a culpa é do mordomo ou do consultor.

O “consultor” brasileiro não é uma figura muito bem apreciada em muitos círculos corporativos e, constantemente, é associado com piadas pejorativas.

Por exemplo: consultor é o sujeito que olha o seu relógio, diz que horas são e manda um boleto em seguida.

Claro que existem maus consultores que ajudaram a criar essa visão negativa, mas maus profissionais existem em todas as profissões e nem por isso foram qualificados da mesma forma. O que há de errado com o consultor brasileiro? Nada.

O que está errado é o entendimento de empresários a respeito das atividades e responsabilidades de um consultor. Esse erro fica mais evidente em empresas de pequeno e médio porte, já que nas grandes a cultura em relação a esses profissionais é mais madura.

Para exemplificar, posso descrever as atribuições de um consultor de comunicação e marketing, que é a minha área.

Basicamente, estudamos o cliente, os produtos, o meio, os públicos, os canais, os concorrentes, as tendências e os riscos.

Desenvolvemos um pacote de estratégias, com grupos de ações, com a finalidade de atingir um objetivo preciso.

Com tudo planejado, definimos as métricas e os prazos que servirão para avaliar se as ações previstas estão caminhando bem.

Findado todo o trabalho estratégico, cabe ao consultor passar as orientações à equipe operacional e, em alguns casos, acompanhar o desenvolvimento.

Coaching, mágica e milagres

Muitos contratantes procuram na figura de um consultor uma mistura de coaching, mágico e santo milagreiro. Alguém que conseguirá resolver problemas “impossíveis” com poucos recursos e um time de profissionais deficientes.

Muitos filmes são baseados nesse modelo: um técnico encontra uma equipe sem grandes destaques e, com seu carisma e determinação, faz com que o time saia vitorioso após uma jornada empolgante.

Também adoro esses filmes, mas a maioria deles não passa de roteiros romanceados de uma história bem diferente. É como as histórias das empresas que surgiram em garagens no Vale do Silício. Lendas motivacionais.

A verdade é que consultor não resolve problemas. Consultor, por ser um profissional especializado em determinado assunto, encurta a curva de aprendizado de uma empresa, aponta soluções baseadas na experiência que adquiriu em projetos e empresas diferentes, leva senioridade ao time, mas mesmo assim, não é ele quem coloca o ovo em pé.

O consultor diz como ele deve ser colocado, qual o tipo de ovo que pode ser utilizado, o quanto dele pode ser quebrado para a realização perfeita do truque, quanto investimento é necessário, quem pode fazê-lo e quais os riscos envolvidos no processo.

Se o cliente decide, baseado em suas crenças, que deve fazer qualquer coisa diferente do que foi orientado, por não ser um grande conhecedor do tema e ter outras atividades fim, existe uma grande chance de algo fora do planejado acontecer.

O consultor tem sempre razão? De forma alguma. Mas a chance de acerto de um profissional especializado é muito maior. Ele conta com um leque muito maior de conhecimento e experiências, inclusive mal sucedidas, para lhe amparar.

O problema é que grande parte dos empreendedores brasileiros construíram suas empresas baseados no feeling e em suas habilidades. Com isso acabam seguindo instintos, alterando partes importantes do planejamento, cortando ações ou alocando profissionais pouco qualificados para as tarefas, colocando o sucesso da operação em risco.

Passei por esse processo muitas vezes e afirmo: é uma experiência frustrante e angustiante.

Não é fácil ver o Titanic rumando ao mar enquanto você, desesperadamente, tenta avisar o dono da companhia que aquele capitão, por mais bacana que seja, não deveria estar no comando ou que seu imediato deveria ser outro que não seu sobrinho.

Enfim, fica o alerta aos que procuram por milagres, eles não existem. Receita de bolo para o sucesso de um projeto não existe, mas para o fracasso é muito simples: basta não conhecer bem o que está fazendo e, mesmo assim, insistir em fazer. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Marcelo Vitorino (@mvitorino_) é palestrante e consultor de comunicação, marketing digital e gestão de crise. Mais informações em seu site pessoal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *