Currículo eficaz destaca pontos fortes. Veja o que não pode faltar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com tantos profissionais disputando vagas no mercado de trabalho, é importante, em busca de uma nova colocação, saber valorizar suas qualificações para se diferenciar dos concorrentes.

É fundamental que o currículo do candidato demonstre seus diferenciais de forma prática e objetiva, onde quer que ele esteja exposto. Cada vez mais as empresas abrem mão dos processos seletivos tradicionais para fazer a triagem de candidatos em plataformas online e quem procura emprego precisa saber como usar a tecnologia a seu favor.

Para montar um currículo que valorize suas potencialidades, cinco pontos não podem faltar. E há também cinco pontos que devem ser evitados para não desfavorecer quem procura um novo emprego.

Cinco pontos que não podem faltar

1. Formação acadêmica, cursos de especialização voltados para a sua área de atuação e domínio de outros idiomas. Formação é a base de um currículo e, especialmente no caso dos idiomas, é importante que, ainda que o candidato não seja fluente, indique se está cursando. Já é um bom começo.

2. Resultados obtidos e desenvolvimento de projetos. Destacar suas conquistas em empregos anteriores que valorizam o desempenho profissional e diferenciam.

3. Conhecimentos de informática. Muitas profissões exigem conhecimentos técnicos e ter o domínio destas ferramentas técnicas pode ser um grande diferencial.

4. Valorize empregadores de renome. Diversas empresas são muito conhecidas pelo “nome fantasia” que se apresentam ao público. Se você já trabalhou em algum lugar que é mais conhecido desta forma, deixe claro no currículo.

5. Aponte viagens realizadas para o exterior. Viagens feitas para outros países, seja a trabalho ou para estudo, valorizam o currículo e devem ser destacadas.

Cinco pontos a evitar

1. Não valorize pontos fracos. Se o conhecimento do idioma é básico, evite destacá-lo. Isso pode fazer com que o entrevistador perca o interesse no restante do currículo.

2. Seja objetivo. Não repita informações em todas as empresas no campo de descrição das atividades

3. Não se mostre indisponível. Se não possui disponibilidade de horário e viagens e a empresa não solicitou este tipo de informação, não destaque no currículo. Você pode passar a impressão de ser inflexível.

4. Seja claro. Especifique a área que está se candidatando, para facilitar a leitura do entrevistador.

5. Direcione o currículo. Quando estiver se candidatando para vagas específicas, evite dedicar muito espaço do currículo para experiências anteriores de curta duração que não contribuam para a atividade alvo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Renato Mendes é consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *