Sobre crises, percepções e interesses

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

washingtonUma crise, de qualquer natureza, denota:

  • que alguém insistiu em um dado pensamento e ação;
  • que alguém mudou de forma inadequada um dado pensamento e ação;
  • que alguém não previu e não se preparou para mudanças, em função de um dado pensamento e ação.

Todo pensamento e ação tem por trás, por sermos humanos, algum tipo de interesse.

Agimos para sobreviver com cada vez mais qualidade e isso implica que estamos sempre procurando manter ou melhorar processo, conforme os interesses em jogo.

Uma crise, portanto, além de um problema de ação e pensamento tem por trás um conjunto de interesses que pode não ser compatível com a realidade.

Assim, uma crise denota que determinadas imposições de ações, em função de algum interesse, se tornaram inviáveis e provocaram uma crise. Uma crise, portanto, é a dificuldade de que um determinado pensamento, ação e interesse se mantenha, diante de fatos da vida.

Algo não está funcionando bem

A vida está apontando que há algo que é incompatível. Toda crise é a chegada do limite de uma percepção, que gera uma ação, motivada por um dado interesse.

O gestor do processo é o gerador da crise. E a crise do processo cria uma dada narrativa. A narrativa é criada para justificar ações, pensamentos e interesses. Promete-se que tais ações vão resolver um dado problema. Ou que não há outra forma melhor.

Assim, uma crise questiona uma dada narrativa.

Quanto mais antigo for o processo e quanto mais fechado for o ambiente para críticas e outras opções, mais a narrativa estará desgastada.

Uma narrativa desgastada só consegue se manter em ambientes fechados a novas ideias e iniciativas.

Uma narrativa desgastada precisa de conceitos frágeis, que possam ser utilizados de diferentes maneiras em diferentes contextos.

No fundo, vai se retirando a lógica dos processos e aumentando o aspecto emocional. Convence-se mais pela emoção do que pela razão. Há um reforço de autoridades diante de lideranças.

A liderança que tem autoridade trabalha com narrativas lógicas. As autoridades que não têm liderança trabalham com a emoção.

O processo que leva à crise é o melhor processo pelo poder da autoridade e não pela liderança. É isso, que dizes? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *