Governança de TI e Corporativa devem atuar em conjunto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A definição de Governança de TI, como proposto pelo IT Governance Institute, expressa que “Governança de TI é de responsabilidade do Conselho e Diretoria Executiva e a Governança de TI que deve ser uma parte integrante da governança da empresa”. Como podemos explicar essa relação entre Governança de TI, Governança Corporativa (ou Enterprise Governance), e Comissão da Empresa?

Governança na empresa é o sistema pelo qual as entidades são dirigidas e controladas. Uma espécie de dependência de negócios em informações, de modo que a tecnologia vem sendo cada vez mais atuante na governança empresarial, sem com que se possa atualmente resolver dinamicamente e desconsiderar a Informação intitulada à tecnologia da Informação. Uma espécie de simbiose entre a governança tecnológica e corporativa.

A governança da empresa deve conduzir e definir Governança de TI, pois esta última esta inserida dentro da governança empresarial. A Tecnologia da Informação, por sua vez pode influenciar oportunidades estratégicas como indicado pela empresa e pode fornecer críticas construtivas para evolução cadenciada de todos envolvidos. Desta forma, a Governança de TI permite que a empresa possa tirar vantagem total da sua informação, e pode ser vista como um mecanismo estratégico para a empresa.

Deve-se entender que as atividades requerem informações de TI para atingir os objetivos de negócio e a tecnologia deve estar alinhada com as atividades da empresa para tirar o máximo de proveito da sua informação. Entender o negócio, suas principais bases de produtos e serviços, levando-se em consideração as prioridades definidas na estratégia para que assim a tecnologia facilite o trabalho de engrenagem, nas definições e controles de seus indicadores de performance.

A Governança de TI e a governança da empresa, não pode ser considerada puramente como assuntos distintos, na qual a Governança de TI precisa ser integrada na estrutura de governança global da empresa, como indicado por vários autores e entidades da área.

itgi

Questões sobre Governança de TI e Governança Corporativa:

tb

Como Governança de TI torna-se parte integrante da Governança Corporativa, é evidente uma responsabilidade do Conselho de Administração. A composição do Conselho varia muito de organismo para organismo, mas geralmente envolve uma combinação de executivos e diretores (aqueles que são contratados diretamente pela empresa) e não-executivos ou “independentes” administradores (aqueles que são nomeados, de fora da empresa).

Há também diferenças importantes entre os países sobre o papel, a composição e o modus operandi desta Administração. Essas diferenças, naturalmente, levarão a variações nas expectativas, a ênfase, etc, mas as responsabilidades fundamentais do Conselho de não mudar deve ser dada atenção para a estreita ligação entre gestão da tecnologia e da realização dos objetivos de negócio.

Além disso, constata-se pelos analistas de mercado que os investidores estão dispostos a pagar mais pelas ações de uma empresa bem governada. Embora os prêmios são hipotéticos e difíceis de medir, não há dúvida de que a boa governança faz a diferença para o valor corporativo e claro como diferencial competitivo.

Guia das boas práticas

A OPSSC está comprometida com as boas práticas de Governança. Ajudando com que forneça um serviço de qualidade que seja eficiente, eficaz, justo, transparente e sobretudo, de confiança. A governança e operação da OPSSC é conduzida de acordo com um comitê compreendido e aceito pelo quadro de responsabilização – princípios padrões (Accountability Framework).

O OPSSC Accountability Framework fornece a estrutura necessária dentro das melhores práticas adotadas, de maneira que se possa atingir os seus principais objetivos estratégicos e resultados esperados. Além disso, promove a qualidade e coerência na forma como os recursos são adquiridos e utilizados.

O OPSSC Accountability Framework é baseada nas boas práticas de Governança. Existem formas para melhor descrever os princípios fundamentais da governança, como mostrado na figura abaixo, aos quais poderão ser melhor entendidos no livro “Framework do Conhecimento em Gestão Tecnológica – Uma Abordagem Contemporânea”, pela editora Ciência Moderna

framework

Mário Peixoto (leitoronline@gmail.com) é consultor de segurança da informação e professor universitário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *