Dez mandamentos para criar um site excelente

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wwwHoje, a presença de uma empresa no meio virtual é imprescindível e incontestável. A pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, mostra que 49,4% da população brasileira já tem acesso a internet  – sendo que metade disso é pelo smartphone.

Entretanto, não basta criar um site e colocar no ar. É preciso investir em informações e design de qualidade, para não correr o risco de prejudicar a imagem da empresa. Confira os dez mandamentos elaborados pelos consultores da Feijão com Arroz para que o seu site tenha todos os elementos básicos necessários para uma boa imagem e negócios da sua empresa.

1 – No computador, no tablet ou no celular

Quem nunca acessou um site de seu smartphone e percebeu que ele deixou de funcionar ou apareceu como uma miniatura na tela, sem dar chance para acessar os menus?

Com a quantidade de acessos mobile cada vez maior, ter um site adequado e otimizado tanto para computadores quanto tablets e celulares é fundamental. Sempre fique atento para que o site de sua empresa seja desenvolvido para ser responsivo. É muito fácil as pessoas confundirem responsivo com versão mobile.

No passado, antes dos sites responsivos, criava-se versões alternativas para dispositivos móveis que em muitos casos até limitavam a exibição do conteúdo completo do site. Hoje, a frequente utilização de dispositivos modernos possibilita a utilização de recursos e funcionalidades antes indisponíveis. Ainda que as técnicas de desenvolvimento estejam cada vez mais acessíveis e simples, a falta de esclarecimento ou de orientação sobre a importância desse recurso é o que notamos estar ausente nos empresários.

2 – Busca facilitada no Google

Você já teve dificuldade em encontrar o site de uma empresa numa pesquisa no Google? Nada adianta ter um site, se as pessoas não conseguem achá-la na internet. Para isso, é fundamental que seu site tenha sido desenvolvido conforme os padrões web, e, principalmente, possua conteúdo original e relevante. Um site acessível e adaptado para mobile será priorizado nos resultados do buscador.

3 – O visual precisa ser coerente com a identidade da empresa

Quem já não viu um site com fotos muito pessoais, personagens ou mascotes sem ligação com a área da empresa ou  cores que não tem nada a ver com o segmento que a empresa atua?

Sempre vemos muitos erros como falta de alinhamento e organização espacial, problemas em esquema de cores, entre outras falhas de comunicação.

Tudo isso ajuda a desqualificar a imagem da empresa e afastá-la do seu público. É fundamental ter o auxílio de uma empresa especializada. A identidade visual é a porta de entrada para qualquer negócio. Ela é um resumo de tudo o que a empresa é e transmite positivamente (ou negativamente) tudo que a empresa aparenta ser.

4 – Conteúdo atualizado e português correto são essenciais

Você vê um produto com um preço no site e quando liga para a empresa é outro? Você vê uma notícia dizendo que a empresa presta um serviço e descobre que ela já não faz aquilo há anos?

Isso é frustrante para o cliente e depõe contra a imagem da empresa. Por isso, é fundamental que o conteúdo do seu site esteja sempre atualizado. Um texto correto, com um tamanho adequado (nem extenso ou curto demais), sem erros de grafias, vírgulas e com as informações completas também  é essencial. Imagina, entrar no site e se deparar com diversos erros gramaticais? Com certeza, acaba manchando a imagem de sua empresa.

5 – Tenha um site funcional e prático

Você acessa um site e precisa clicar em diversos lugares para achar o que quer. Já passou por isso?

Se uma pessoa está pesquisando algum preço ou produto, certamente, pode desistir se não conseguir encontrar em pouco tempo. Como dizem por aí: tempo é dinheiro! Então, não é necessário que o seu site tenha várias páginas ou seções, o fundamental é que elas sejam facilmente encontradas. Por isso, sempre nomeie corretamente para a pessoa saber o que vai encontrar lá e não se esqueça de colocar todas as informações mais importantes em cada uma delas.

6 – Explique o que é a empresa

Quantas vezes você entrou em um site e não conseguiu descobrir quem fazia a empresa ou qual o principal ramo dela?

A página do Quem somos é de extrema importância para uma pessoa saber o que é a sua empresa, o tempo que ela existe, os prêmios ou certificados que possui e qual sua proposta. Isso ajuda o seu cliente a identificar melhor se é aquilo que está procurando além de garantir muito mais qualidade e confiança para seus produtos e serviços.

7 – Não se esqueça de especificar os produtos e serviços

Já tentou saber quais os serviços específicos de uma empresa no site dela e não conseguiu descobrir?

Muitas vezes, ao criar o site, o empresário imagina que somente com um texto explicativo sobre o quem somos já é o suficiente. Mas, detalhar produtos e serviços ajuda o cliente a identificar se a empresa oferece aquilo que está procurando e evita contatos desnecessários. O que muitas vezes acontece, também, é uma pessoa desistir da empresa por não encontrar os produtos ou serviços em seu site.

8 – Contatos por telefone, e-mail e celular, se houver

Você entra em um site e não encontra nenhum telefone para contato? Manda um e-mail e nunca obtém resposta?

Pior ainda: não pode esperar o e-mail, pois precisa contratar o serviço ainda hoje! Muita gente já passou por isso e foi obrigado a desistir de uma empresa, mesmo que, muitas vezes, bem indicada, por não ter um telefone de contato no site. Ter uma página com todos os contatos possíveis é fundamental para a sua empresa. Nada adianta ter todo o site bem feito, serviços e produtos ótimos, se o cliente não consegue falar com você!

9 – Conecte-se às redes sociais

Atualmente é muito normal uma empresa ter contas no Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube. Mas, se o seu site não mostra a presença nessas páginas, você está fazendo isso errado!

Nada adianta se esmerar para produzir diversos tipos diferentes de conteúdos se você não divulgá-los. Por isso, sempre tenha os links para todas essas páginas em seu site. Todos contam com ferramentas de incorporção bem fáceis de serem administradas.

10 – Inclua depoimentos de clientes

Embora não seja um item tão obrigatório em um site, ter depoimentos e recomendações de clientes sempre ajuda na idoneidade da empresa. Quando vemos que outras pessoas já ficaram satisfeitas, fica muito mais fácil contratar o serviço ou comprar o produto. Mas, nunca exagere na quantidade de depoimentos! Procure ter somente alguns, mais atualizados, e não muito longos ou cheio de elogios exagerados. Seja ponderado!

[Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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Uma resposta

  1. Muito bom o artigo, creio que o número 1 seja o mais importante hoje em dia.

    “1- No computador, no tablet ou no celular.”

    Não é por acaso que isso é um ponto importante para o Google.

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