CRM social pode revigorar o seu negócio

Nova Escola de Marketing
25 de agosto de 2015

As empresas desejam conquistar novos clientes, manter a lealdade dos existentes e melhorar a qualidade no pós-venda. É o ciclo do CRM: vendas, promoção e atendimento.

fishing_Atualmente, o Brasil vive um momento de grande instabilidade, principalmente no setor político e econômico, além de contar com um mercado enfraquecido. Como consequência, as empresas sofrem uma forte retração nas vendas e nas demandas.

Para combater este cenário, as empresas podem criar métodos e estratégias inovadoras que as ajudem a aumentar as vendas e aproximá-las de seus clientes e colocá-los em contato com as novidades e tendências do mercado.

O fato é que hoje as redes sociais e a web são meios muito importantes para efetuar vendas, fazer o acompanhamento e fidelizar clientes. Mas – e este é um ponto muito delicado que a empresa deve observar – se não forem muito bem monitorados por meio de um software, estes meios passam a ser um problema e não uma solução.

Estratégias como CRM Social permitem que as empresas gerenciem o relacionamento com seus clientes pelas redes sociais e web, monitorem o que os consumidores estão falando sobre as marcas e permitem intensificar as vendas por meio desses canais de mídia.

O impacto das redes sociais para os produtos e serviços

De acordo com uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil, com aproximadamente 1 mil consumidores, 77% dos consumidores consideram as informações e comentários de amigos ou nos perfis dos varejistas nas redes sociais determinantes na hora de efetuar uma compra.

Dentre as redes sociais citadas, estão Facebook (79%), Google Plus (47%), YouTube (39%), Twitter (17%) e Instagram (14%).

Os consumidores já estão acostumados a opinar sobre os produtos, seja na página da marca, em sua própria página e em redes sociais. De certa forma estes comentários repercutem em outras páginas e assim outras pessoas podem fazer uma imagem positiva ou negativa sobre uma determinada marca.

A pesquisa aponta também que 28% dos consumidores utilizam as redes sociais para conhecer novas marcas, 27% usam essas mídias para pesquisar sobre o retorno que as marcas têm, 34% usam as redes para curtir as marcas que lhe são de agrado e 35% assistam vídeos sobre os produtos nas redes sociais.

Vendas, promoção e atendimento

O ciclo do CRM é pautado por uma tríade: vendas, promoção e atendimento.

Utilizar a estratégia de CRM Social irá permitir que as empresas conheçam melhor seus clientes. Desejam que o cliente mantenha a lealdade, desejam também conquistar novos clientes e melhorar a qualidade no pós-venda. Todo esse processo pode ser realizado por meio do acompanhamento do consumidor, com a utilização de promoções e ações personalizadas.

Ao ter todo esse cuidado, as empresas vão aumentar as vendas e superar os momentos de crise, já que os clientes que forem bem atendidos irão se tornar os maiores defensores da sua marca. [Webinsider]

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