Loja virtual: valorize o seu cliente acima de tudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Hoje em dia tem e-commerce de tudo e, à medida que a oferta venda de produtos aumenta no meio digital, aumenta também a quantidade de pessoas que compram online.

E o que a gente encontra por ai? E-commerces atraentes que fazem brilhar os olhinhos do cliente, mas que, às vezes, esquecem que depois de escolher o produto, ele vai ter que entrar num túnel – para muitos deles negro, tenebroso e duvidoso – do fechamento do carrinho, finalização da compra, o checkout.

Uma coisa é certa: Ninguém em sã consciência vai largar os dados do cartão de crédito num site qualquer. Observamos o grau de confiança que ele demonstra durante toda a navegação, mas é na hora de fechar a compra que dá o veredito.

Pensando nisso e por ser uma compradora online inveterada e diversificada (sério! Vou de figuras de ação a energia solar), resolvi trazer umas informações bem legais de um artigo que li. Ele apresenta uma lista de e-commerces gringos com checkouts simpáticos e inspiradores.

Para alguns pode ser mais do mesmo, para outros, pequenas simplicidades que são esquecidas na hora do corre-corre do projeto de e-commerce e, para quem estiver começando no mundo das vendas online e precisa de dicas,  dará uma ideia clara de como criar uma página de checkout que aumente as conversões e transforme visitantes em clientes.

Vamos lá!

Apple

apple

Oferece uma opção bem simpática chamada Guest Checkout que dá o conforto para o cliente de não precisar preencher todos os seus detalhes antes de fechar a compra. Alguns e-commerces brasucas têm a compra em 1 click. É disso que estamos falando!

O lado B desta feature é que os dados do usuário não ficam registrados.

Bellroy

bellroy

Express checkout. Em 1 página você finaliza a compra e consegue ver todas as informações que está inserindo num único local. Simples e eficiente para os públicos que não têm tempo e nem muita paciência na hora de concluir uma compra online.

Nixon

nixon

Esse exemplo é para os mais clássicos que ainda apostam nas etapas para concluir a compra. Ele utiliza uma barra de progresso que mostra para o cliente o tempo todo onde ele está e quanto falta para concluir.

Outra coisa bacana é que inclui links para política de transporte marítimo, política de devolução, detalhes sobre a garantia do produto e aviso de privacidade para trazer mais confiança aos clientes.

Amazon

amazon

Isso é legal! Sign in enxuto. Você insere o e-mail (que vai ter que inserir de qualquer jeito mesmo, sendo novo ou não por ali) e depois avisa se é cliente ou é novo cliente.

Made

made

Tem um timer! Os designers deste site adicionaram um cronômetro de contagem regressiva na página para criar um senso de urgência nos compradores.

Além do timer, a página também mostra o quanto os consumidores estão economizando em suas encomendas, tornando-os mais confiantes sobre sua decisão de compra. Uma seduçãozinha para finalizarem a compra.

Zappos

zappos

Para gerar maior sensação de conforto e confiança na hora de fechar a compra, eles posicionaram selos de segurança, cadeado (simbolizando a compra segura) e logotipos de cartões de créditos tradicionais no mercado.

Além disso, para fechar a confiança com chave de ouro, ele permite editar as compras durante o processo de fechamento e até mesmo remover itens.

Dune Londres

dunes

Resumo da compra no início do processo de compra. E ele ainda garante que os clientes saibam exatamente o quanto estão pagando à medida que passam pelo processo de checkout.

Esse recurso garante que os clientes não estão sendo pagando taxas escondidas. É uma experiência de compras clara e simples.

Simplyhike

simplyhike

Isto parece óbvio mas ainda não é! Sites com várias opções de entrega com valores, prazos claros é importantíssimo.

E várias opções de pagamento, incluindo PayPal, Pagseguro e boletos é algo a se considerar seriamente na hora de montar uma loja online.

Esse recurso ajuda a um e-commerce loja diminuição carrinho de compras abandono e aumentar as conversões.

Se você gostou e quer ler o artigo original com mais informações clica aqui [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Íris Ferrera (iris.ferrera@gmail.com) escritora, estudante, arquiteta de informação e consultora de user experience nas horas vagas. Twitter @irisferrera.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *