Para vencer o desafio de arquivar e categorizar informações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Pense em quantos conteúdos você produz por dia. E-mails, planilhas, documentos, imagens, vídeos e afins.

Agora pense como nem sempre é fácil armazenar e encontrar essas informações com segurança e agilidade.

Esse é o nosso perfil atual: estamos cada vez mais tecnológicos, mas ainda engatinhamos no gerenciamento de documentos. Não adianta ter excelentes meios de armazenamento, como dispositivos físicos (HDs externos, pen drives, etc.) ou na nuvem, se não conseguirmos desenvolver meios de acessar e trabalhar com as informações.

Os primeiros passos

CapaCharlleyPensando nos cenários atuais e futuros, o arquivista Charlley Luz escreveu o livro Primitivos digitais: uma abordagem arquivística com o qual ensaia sobre o mundo da informação, principalmente no meio digital.

É o registro de uma mente curiosa, de quem entra em contato com esses temas em seu cotidiano profissional, partindo de uma base sólida que é a arquivística, mas, frente às inquietudes e desconfianças que o novo mundo do digital costuma apresentar.

Produzimos com nossas ferramentas tecnológicas, ainda desajeitadas e em evolução, os documentos que serão observadas no futuro como os registros de uma época. Quão primitivos iremos parecer? A resposta pode gerar algum temor, mas a preocupação é o combustível para fazermos o melhor que pudermos para que as diversas predições negativas sejam negadas quando o futuro, veloz, chegar.

O livro desafia o leitor acostumado aos documentos tradicionais a encarar a nova etapa informacional da humanidade, baseada em plataformas digitais. É um universo rico, impossível de cobrir em uma única obra, mas o autor elege alguns temas para trabalhar e o faz de forma competente.

Para saber mais

Primitivos digitais: uma abordagem arquivística

Autores: Charlley Luz
ISBN: 978-8567178066
Formato: 12,7 x 20.32 cm
Tipo de capa: Brochura
Quantidade de páginas: 92
Degustação: Baixe PDF com amostra do livro

Site do livro: http://www.9bravos.com.br/presite/primitivosdigitais.php

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *