UI e UX: design e experiência do usuário trabalham juntos

Nova Escola de Marketing
10 de dezembro de 2015

Entenda a diferença entre user interface e user experience e por que são tão essenciais na criação de softwares.

Este gráfico, desenvolvido por Dan Saffer, mostra diferenças e semelhanças ao “quebrar” elementos que na verdade são integrados.

UX1

.

Até alguns bons anos atrás, não se falava muito em UI e UX, pelo menos não aqui no Brasil. A discussão sobre User Interface e User Experience, respectivamente, vem ganhando espaço pela importância dos dois termos, que estão relacionados e devem andar juntos.

Afinal, qual a diferença entre UI e UX design e por que são tão essenciais na criação de softwares?

User Interface

Como você já deve ter imaginado, o UI Design nada mais é do que a interação entre usuário e software ou aplicativo em questão. Indo um pouco além, User Interface é a maneira como o usuário irá controlar e navegar pelo dispositivo, o que abrange desde o layout até a usabilidade e disposição de botões, menus e outras ferramentas.

O profissional responsável pelo projeto de UI Design deve antecipar quais serão as necessidades do usuário, tornando a plataforma mais acessível e de fácil interação o possível, para, assim, criar uma experiência de navegabilidade amigável para o usuário.

User Experience

De forma bem prática e simplista, a User Experience é a maneira como o usuário se sente ao navegar pela plataforma, estando realmente ligado a sentimentos e emoções. É exatamente aí que UI e UX se cruzam.

Enquanto a UI visa tornar a acessabilidade fácil e agradável, a UX visa fazer com que o usuário se sinta bem e feliz ao navegar pela plataforma, criando, de fato, uma experiência de uso boa e diferente.

UI vs UX ou UI + UX?

Ainda existem muitas pessoas que separam ambos os termos como duas coisas independentes, porém, UI e UX estão amplamente conectadas e devem, sim, andar juntas. Isso porque a User Interface dispõe das ferramentas para ajudar a criar uma ótima User Experience.

É como se a UI fosse os ingredientes para preparar um bolo, e a UX a sensação que você tem ao provar o bolo fofinho e macio, recém saído do forno. Mas, é claro, apenas um site acessível e agradável não garante uma boa experiência ao usuário, porém, já é parte do caminho.

Por isso, podemos dizer que a UI funciona como uma ponte que torna possível que o usuário tenha uma boa experiência ao interagir com o dispositivo, seja software, app ou qualquer outro dispositivo. De forma sucinta, UX depende de UI, e UI deve ser trabalhada pensando em UX, portanto, para todo bom projeto, ambas devem andar juntas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *