Escrever é agradar o plugin de SEO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Tenho dedicado algumas horas ultimamente ao trabalho de revisar vários e vários artigos publicados aqui no Webinsider, de modo a atender as exigências de um plugin de SEO recém instalado em nosso WordPress, o Yost SEO.

O que acontece de diferente? Com certeza deixa o redator pensativo.

Vamos ver: na página de conteúdo é exibido um campo novo. Veja na imagem.

Plugin de SEO para WordPress

.

No exemplo acima, seria esta a melhor escolha?

É aqui neste espaço que acontece a batalha. Há várias detalhes a considerar:

  • 1. Você é lembrado de que pode (ou deve) editar o título do texto. A caixinha puxa o título existente. Pausa aí.
  • 2. Você pode editar a URL. Pausa aí.
  • 3. Você deve editar o campo de meta description.

No nosso caso o campo da meta description vem preenchido puxando o primeiro parágrafo do texto. Não é o ideal, sempre é preciso reescrever).

Logo abaixo vem o campo importante, que vai puxar tudo.

Focus keyword

Você deve estabelecer o focus keyword. Pense no que melhor define o assunto principal de que o texto trata. Qual o tema principal, em uma ou duas palavras?

Nem sempre é óbvio ou fácil. E a escolha impacta a avaliação do plugin sobre o texto.

Veja bem, o seu objetivo agora é que seu conteúdo ganhe sinal verde.

Ao adicionar a focus keyword, logo você vê várias bolinhas vermelhas. Com sorte, alguma em laranja e em verde.

Plugin de SEO para WordPress

O jogo é testar focus keyword que combinem com os campos para título, url e meta description, de modo a fazer com que as bolinhas vermelhas se transformem em laranjas e verdes. Neste momento você se sente escrevendo para a máquina e passa a mexer aqui e ali para agradar o plugin.

Você está dominado, melhor não lutar.

Neste momento você aceita que o plugin é que está certo, pois é assim que as pessoas percebem – sutilezas são ignoradas; bom humor e referências não servem para nada.

. . .

Para agradar e conseguir bolinhas verde, na prática você deve colocar o focus keyword em vários lugares – no título, na url, no meta description, no primeiro parágrafo e no h2. Putz, mas assim fica feio!

Até que você tenta bastante, mexe e remexe nestes campos todos e finalmente consegue agradar o plugin e a você mesmo, de forma aceitável.

Vale o esforço? É uma perda de tempo? Não sei dizer ainda, mas é lindo ver cada vez mais textos com bolinha verde acesa.

Quando você se dá conta, já está iniciando textos novos com estas regras na cabeça. É bom ou não? Eu não sei. Como foi com você? [Webinsider]

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. No final, temos de escrever para a máquina mesmo, pois a máquina é que fará a distribuição orgânica do conteúdo.
    Mas talvez quem faz a redação pode considerar este como um editor, pois veja ele pede para mover a ideia central (focus) do final da frase para o inicio, etc. Está da redação fazer do limão uma limonada pra aparecer mais nessa web que cresce exponencialmente.
    Muito bom o raciocinio do texto,
    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *