Gamification: entenda o recurso que fideliza e engaja clientes

09 de março de 2016

Gamificação é a aplicação de princípios e elementos de design de jogos em contextos fora deste ambiente, para obter maior engajamento.

gamificação nos negóciosEm um cenário em que estímulos externos atingem os consumidores de variadas formas, os negócios procuram novas estratégias para obter o engajamento e a mobilização de seus públicos.

Independente do porte do empreendimento e do ramo de atuação, a cultura da inovação tem sido cada vez mais explorada e uma das técnicas mais utilizadas é a Gamification.

A gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de games para resolver problemas de negócios.

Motivar e fidelizar o cliente

O principal objetivo desta técnica é motivar a fidelização e alterar o comportamento do consumidor. Companhias aéreas, operadoras de cartões de crédito e startups das mais variadas áreas utilizam este recurso.

Nos programas de fidelização o consumidor ganha pontos ao usar certos serviços e a partir destes pontos acumulados ganha mais benefícios. Esse é um uso clássico.

Agora esta técnica já começa a ser usada em campanhas políticas, por exemplo. E também na educação, com experiências proporcionadas a crianças que estão sendo alfabetizadas.

A estratégia funciona na medida em que dá ao consumidor um sentimento de pertencimento. Com a internet os espaços se tornaram mais colaborativos. Ao estar envolvido em um processo mais interativo e participativo, ele se sente mais parte de um ambiente e se envolve e se mobiliza mais.

Mas lembre-se que games por si só não são gamificação. Gamification diz respeito às técnicas dos games aplicadas a outros contextos fora deste universo, mais especificamente ao ambiente de negócios. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *