Ter loja online não é vender melancia na estrada

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melancia-caminhaoAlgumas pessoas acham que abrir uma loja virtual é como vender melancia na estrada – estacionar o caminhão no acostamento, abrir a lateral e esperar sentado alguém passar e parar para comprar.

E quando der fome ou sede sempre se pode comer uma melancia para matar o tempo.

Quem simplesmente cadastra os produtos na loja virtual e os deixa lá não faz vendas.

Para vender na internet você precisa, antes de qualquer coisa, escolher bem o que será vendido. Dificilmente você terá sucesso disputando lugar com grandes marcas, pois não terá preço e condições de pagamento tão boas. Talvez a qualidade do seu atendimento seja melhor, mas não será o suficiente.

Também não tem uma vida muito fácil quem escolhe para vender pela internet produtos difíceis de transportar.

Mesmo que você tome todas as medidas necessárias, quando o produto é frágil algum dia você terá prejuízo. Se você vende cervejas artesanais, por exemplo, e tiver um prejuízo de R$ 50 com uma garrafa quebrada, mais o valor do reenvio, ok. Você até pode prever nas suas contas um ou dois prejuízos desse tipo por mês.

Agora se você vende lustres de R$ 4.ooo e houver a mínima chance de seu produto estragar no transporte, você terá um prejuízo enorme. Inevitavelmente acidentes desse tipo vão acontecer algum dia – tomara que o lojista não tenha o azar de quebrar justo o lustre mais caro.

melancia-quadradaEsses pequenos detalhes precisam ser avaliados na hora de você escolher o que vender. Pense em produtos de fácil armazenamento. (A melancia quadrada é uma tentativa dos japoneses de resolver um problema de armazenamento.)

A escolha certa do produto também implica em escolher algo que dê lucro, pois não adianta um produto pelo qual você trabalha muito e ganha pouco. Quem escolhe produtos saturados no mercado também vai ter que fazer muito esforço para obter poucas vendas.

Com certeza não era assim que você imaginava que seria vender na internet.

Para conseguir vender e pagar as contas no final do mês existe uma série de itens que você precisa estar atento, todos eles são citados nesse guia completo sobre vendas na internet, recomendo fortemente que você leia depois de terminar a leitura aqui.

Hoje nós focamos na escolha do produto, porque um produto ruim pode definir o destino do seu negócio na internet. Se você já vende pela internet, avalie se fez a escolha certa e se tem chances de crescer com o que está vendendo.

Se você ainda não tem loja virtual, pesquise sobre o mercado digital e sobre o mercado do produto que você quer vender para saber se está fazendo a melhor escolha.

A quantidade de produtos também importa

É possível ganhar dinheiro com vendas online, agora não se iluda achando que todo dono de e-commerce é rico. Existe uma parcela muito pequena do comércio eletrônico que faz mais de 30 pedidos por mês, eu chamo eles de Elite do Comércio Eletrônico. A diferença é que com pequenos ajustes alguns lojistas podem fazer parte dessa elite.

Basta pensar e trabalhar cada detalhe do e-commerce – layout, SEO, fotos, descrição, vídeos para produtos. É coisa demais para uma pessoa só fazer. Se você tiver poucos produtos no site, talvez um dia consiga configurar tudo corretamente. Agora se você tiver produtos demais, com uma ou duas unidades cada, você nunca vai conseguir terminar de configurar corretamente cada produto.

Você vai passar o mesmo trabalho para configurar produtos com duas ou dez unidades. A diferença é que dez unidades demoram para serem vendidas e você pode anunciar este produto até que o estoque acabe. Já quando se tem apenas duas unidades do produto, o anúncio mal foi pro ar e o produto já está esgotado. E você precisa de um novo anúncio.

Se você quiser uma vida fácil, de ficar sentado esperando alguém chegar e comprar seu produto, largue a internet de mão, pegue o caminhão e vá vender melancias. [Webinsider]

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Leia também:

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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