Sobre a crise que atravessamos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Saiba montar uma campanha crowdfundingO medo da morte é o temor principal da espécie. Somos a única do planeta que sabe que vai morrer.

O boi no pasto talvez seja mais meditativo e zen por causa disso.

Se o ser humano se tornasse imortal, por hipótese, haveria uma radical mudança no consumo de religiões.

As organizações religiosas perderiam importantes verbas de financiamento. Teriam que ser mais filosóficas e menos emocionais.

Como diz Nietzsche, o ser humano inventa de tudo por uma certa covardia de encarar os abismos da existência.

Assim, se existe uma cultura básica, primeira, emergencial, é a cultura religiosa.

Se pudéssemos comparar com o computador, seria a linguagem de máquina que coordena a placa-mãe, o resto é sistema operacional e aplicativos. É algo entranhado emocionalmente no ego, com baixo capacidade de se atingida pela reflexão.

O Brasil tem, de forma hegemônica, uma cultura católica, de uma organização religiosa centralizada, com um monarca (papa), bem no estilo messiânico. Ele, com todos os luxos e contradições, nos protege.

No país, mesmo as organizações evangélicas, são culturalmente católicas. Ou seja, os pastores são muito mais messias do que em igrejas protestantes de outras partes do mundo. É um protestantismo católico.

A crise que passamos agora no país a na América Latina é justamente da nossa incapacidade dessa cultura centralista lidar com a explosão da complexidade demográfica.

O Brasil saltou de 30 para 200 milhões em apenas 100 anos!

Um centro redentor e salvador, na sua forma e conteúdo, é cada vez mais obsoleto para tanta complexidade. Somos um país radicalmente centralista num mundo que pede descentralismo radical.

Esperamos que Messias religiosos, de carne e osso nos salvem, quando a saída para este mundo complexo são algoritmos científicos.

Precisamos de ética filosófica reflexiva e não de dogmas emocionais. A crise é o reflexo do código de máquina da placa-mãe. Profunda. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *