Planejamento de comunicação e planejamento de mídia

28 de abril de 2016

O planejamento de comunicação direciona e o planejamento de mídia executa. Um entende o cenário, o outro analisa os veículos aderentes à campanha e ao público.

planejamento de midiaVamos deixar uma coisa bem clara: comunicação e mídia são áreas e entregas diferentes!

São complementares, não tenha dúvida, mas são perfis, metodologias, entregas e análises diferentes. A busca é a mesma: resultado! Esclarecido isso vamos ao porquê desse artigo, afinal, a confusão se faz frequentemente.

Basicamente, e vamos reforçar o termo, basicamente, mídia compra espaço nos veículos; a comunicação traça a estratégia para que a mensagem seja a mais assertiva possível.

Equipe de mídia compra espaço publicitário pensando ser a mais assertiva possível, dessa forma a soma das duas forças chega na campanha que dá resultado, e é isso que mantém o cliente “dentro de casa” e não outro motivo.

Mensagem certa para as pessoas certas

Perceba que eu não estou aqui falando da mídia A ou B, online ou offline, estou falando do processo de comunicação na sua essência: marcas passando a mensagem certa para as pessoas certas com o objetivo de gerar vendas. Simples assim. Há 100 anos atrás era assim, hoje continua e daqui 100 anos permanecerá!

Planejamento de comunicação é exercido pelo profissional de planejamento, no qual eu me encaixo. Somos responsáveis por dar o direcionamento à comunicação, entender o perfil do público (e por favor, cada vez mais foque nisso), analisar a concorrência, pensar na estratégia e posicionamento.

Pesquisamos o dia todo e a todo o momento. Entendemos o mercado, suas mudanças e variações constantes — cenários macro e microeconômico –, analisamos dados e os transformamos no caminho de comunicação que possa atingir o coração do nosso consumidor. Frase romântica, mas essa é a nossa realidade; aliás, uma realidade cada vez mais difícil de alcançar.

Planejamento de mídia também pesquisa, analisa dados, entende o comportamento de consumo para comprar a mídia mais correta. Enquanto o planejamento de comunicação entende o cenário como um todo, a mídia analisa o perfil dos veículos para entender qual é mais aderente à campanha e ao público.

GRPs, CPM, CPC, CPA, CPL, Budget, ROI são siglas que rondam o dia a dia do profissional de mídia. De novo, esse artigo não fala de online ou offline, fala de comunicação, afinal, essa divisão não mais existe na mente e vida do consumidor, mas das empresas…

Planejamento direciona, mídia executa

Vale a pena refletir sobre essa confusão, principalmente, para nós de planejamento que não temos como obrigação entregar o post do Facebook ou a campanha de display no portal.

Esse é o papel da mídia, muito bem executado por sinal; nós profissionais de planejamento, temos a obrigação de entregar uma linha de comunicação, que deve servir para ajudar na mídia, nas redes sociais, no Google, na criação, no Call Center…

Não importa qual será o canal de comunicação da marca, importa que planejamento direciona, mídia executa! E ainda tem a criação nesse meio todo para deixar tudo mais atrativo. Pronto, a sua campanha de sucesso chegou!

[Webinsider]

As dez bases do bom planejamento

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *