Planejamento de comunicação e planejamento de mídia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
planejamento de mídia versis planejamento de comunicação

planejamento de midiaVamos deixar uma coisa bem clara: comunicação e mídia são áreas e entregas diferentes!

São complementares, não tenha dúvida, mas são perfis, metodologias, entregas e análises diferentes. A busca é a mesma: resultado! Esclarecido isso vamos ao porquê desse artigo, afinal, a confusão se faz frequentemente.

Basicamente, e vamos reforçar o termo, basicamente, mídia compra espaço nos veículos; a comunicação traça a estratégia para que a mensagem seja a mais assertiva possível.

Equipe de mídia compra espaço publicitário pensando ser a mais assertiva possível, dessa forma a soma das duas forças chega na campanha que dá resultado, e é isso que mantém o cliente “dentro de casa” e não outro motivo.

Mensagem certa para as pessoas certas

Perceba que eu não estou aqui falando da mídia A ou B, online ou offline, estou falando do processo de comunicação na sua essência: marcas passando a mensagem certa para as pessoas certas com o objetivo de gerar vendas. Simples assim. Há 100 anos atrás era assim, hoje continua e daqui 100 anos permanecerá!

Planejamento de comunicação é exercido pelo profissional de planejamento, no qual eu me encaixo. Somos responsáveis por dar o direcionamento à comunicação, entender o perfil do público (e por favor, cada vez mais foque nisso), analisar a concorrência, pensar na estratégia e posicionamento.

Pesquisamos o dia todo e a todo o momento. Entendemos o mercado, suas mudanças e variações constantes — cenários macro e microeconômico –, analisamos dados e os transformamos no caminho de comunicação que possa atingir o coração do nosso consumidor. Frase romântica, mas essa é a nossa realidade; aliás, uma realidade cada vez mais difícil de alcançar.

Planejamento de mídia também pesquisa, analisa dados, entende o comportamento de consumo para comprar a mídia mais correta. Enquanto o planejamento de comunicação entende o cenário como um todo, a mídia analisa o perfil dos veículos para entender qual é mais aderente à campanha e ao público.

GRPs, CPM, CPC, CPA, CPL, Budget, ROI são siglas que rondam o dia a dia do profissional de mídia. De novo, esse artigo não fala de online ou offline, fala de comunicação, afinal, essa divisão não mais existe na mente e vida do consumidor, mas das empresas…

Planejamento direciona, mídia executa

Vale a pena refletir sobre essa confusão, principalmente, para nós de planejamento que não temos como obrigação entregar o post do Facebook ou a campanha de display no portal.

Esse é o papel da mídia, muito bem executado por sinal; nós profissionais de planejamento, temos a obrigação de entregar uma linha de comunicação, que deve servir para ajudar na mídia, nas redes sociais, no Google, na criação, no Call Center…

Não importa qual será o canal de comunicação da marca, importa que planejamento direciona, mídia executa! E ainda tem a criação nesse meio todo para deixar tudo mais atrativo. Pronto, a sua campanha de sucesso chegou!

[Webinsider]

http://br74.teste.website/~webins22/2016/02/05/as-dez-bases-do-bom-planejamento/

Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *