New York Times reformula seu jornalismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
New York Times reformula seu jornalismo

Segundo o Poynter, no texto The New York Times of the future is beginning to take shape, o editor-executivo Dean Baquet soltou um memorando onde relacionou vários passos de um projeto que visa reformular a redação para atingir “dominância jornalística”.

Algumas das medidas:

  • Deixar de fazer da cobertura jornalística uma “commodity”. O mercado digital oferece infinitas opções para o leitor e o jornal deve se focalizar na cobertura exclusiva, jornalismo e informações que os leitores podem usar para melhorar suas vidas.
  • Textos menos formais e mais reportagens visuais. Os editores de capa estão se reunindo com diretores de departamentos e outros chefes, organizando ideias para criar uma redação que produza menos matérias rotineiras e perfunctórias, e aumente a oferta de formatos – com mais ênfase no visual e textos mais coloquiais.
  • Reformulação do copydesk. A editora Susan Wessling lidera uma equipe que busca atualizar a função de copydesk, em uma era onde as reportagens não se movem mais no ritmo do impresso.
    • Os editores não vão priorizar a edição impressa. No futuro próximo, os editores não vão se preocupar mais em preencher páginas do impresso. Um “hub” dedicado à edição impressa vai criar o jornal a partir das melhores matérias produzidas pela redação.
      • Mudança do foco de “editorias” para “clusters” de cobertura. Temas importantes como mudanças climáticas, educação e saúde pública terão mais autonomia dentro do jornal.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

 

Facebook engolindo o jornalismo

Mercado de mídia em transição acelerada

 

Sergio Kulpas (sergiokulpas@gmail.com) é jornalista e escritor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *