Nunca é tarde para iniciar no marketing digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Nunca é tarde para iniciar no marketing digital

Nunca é tarde para iniciar no marketing digital: quanto mais cedo melhor

A novidade sempre fisgou a atenção dos inovadores. Assemelha-se ao processo de germinação, o que intimida a maioria e encoraja os mais ousados. Como estes plantam primeiro, colhem primeiro os resultados.

E na corrida pela diferenciação, alguns empreendedores saíram na frente com a aplicação do marketing digital em suas estratégias de comunicação e geraram diferencial competitivo.

Porém, há aqueles que até agora o consideram uma tendência e esperam números concretos para só então investirem nessa “novidade”.

Seguir assim é arriscado e merece esforço redobrado dos gestores, pois, enquanto aguardam as primeiras folhas, a concorrência já colhe os frutos e semeia novos caminhos nesse cenário adverso em que o país se depara.

Indicadores

Para quem ainda acredita que o ambiente digital não está maduro, os indicadores a seguir comprovam exatamente o contrário:

  • A confiança na mídia online, em 2015, subiu de 45% para 53%, crescimento superior à mídia tradicional, segundo a empresa americana Edelman.
  • Estima-se incremento de 12% na compra de mídia online este ano, chegando a R$ 10,4 bilhões, de acordo com a IAB Brasil e comScore. Os maiores investimentos serão em busca, display, redes sociais e vídeo.
  • 120 milhões de pessoas acessaram a internet no país em 2014, refletindo um aumento de 18% em relação ao ano anterior, de acordo com a Nielsen Ibope. A maior porcentagem foi para o grupo de 25 a 34 anos.
  • O brasileiro passa, em média, nove horas por dia conectado. São mais de cinco horas no computador ou tablet e quase quatro horas no celular, segundo a agência internacional We Are Social.
  • Durante o evento Campus Party deste ano, o diretor de parcerias estratégicas do Facebook informou a existência de 99 milhões de usuários ativos mensais no Brasil, sendo 89 milhões via dispositivos móveis.
  • Em 2015, os brasileiros gastaram 650 horas por mês em redes sociais, segundo a comScore;
    A previsão para 2020 é de mais de 105 milhões de usuários brasileiros em redes sociais, conforme estudo publicado pela eMarketer.
  • Em 2015, o brasileiro passou mais tempo na mídia internet do que nas demais, revelou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
  • 64% dos brasileiros enviam e recebem e-mails, segundo o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). Quando a renda familiar é acima de 3 salários mínimos, a média sobe para 83%.

Confiança cresce

nunca é tarde para iniciar no marketing digitalA confiança no meio digital cresce, as empresas aumentam a compra de mídia online, o número de pessoas que acessam à internet e aderem às mídias sociais evolui ano após ano, os brasileiros passam mais tempo na internet do que nos demais meios de comunicação e, ainda, são líderes nas horas gastas em redes sociais.

Diante disso, é um equívoco acreditar que o marketing digital ainda é tendência. Há anos, ele conquista resultados extraordinários, em diferentes segmentos, para empresas de todos os portes.

Além do mais, possibilita monitorar todas as ações, permitindo entender com clareza quais aspectos produzem as melhores colheitas. [Webinsider]

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/06/09/diferenca-entre-comunicacao-e-marketing/

Mário Almeida (@almeida_mario) é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Os dispositivos móveis já são maioria entre os brasileiros mesmo! Isso é bom pq de qualquer lugar se pode acessar um conteúdo. Porém a grande maioria estão nas redes sociais o que atribuem a elas poder para cobrar caro e importar suas infinitas regras de anúncios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *