Brand experience foi o conceito que moldou a Youse

Nova Escola de Marketing
01 de outubro de 2016

Nova empresa de seguros online pautou sua criação no conceito brand experience, de forma a garantir e consistência da marca em todos os aspectos.

Brand experience foi o conceito que moldou a YouseNo começo da Youse, quando ainda nem tínhamos a ideia de cores, universo verbal e visual e muito menos de como a empresa iria se chamar, observamos que a iniciativa e a vontade de fazer diferente foi envolvendo todo mundo.

Rapidamente esta “empresa digital” atraiu a curiosidade nos corredores da Caixa Seguradora, onde tudo começou.

Nos definimos como uma empresa com plataforma de marca autêntica, nascida já na terceira onda do branding, na qual o ecossistema de valor anda junto com a relevância e não desgruda do propósito – por isso precisávamos ter uma área que respondesse à altura.

Poderíamos ter feito o que a maioria das empresas faz: chamar a área de marketing institucional.

Mas não era isso! Não combinava. Vamos fazer um teste? Quando você se depara com um departamento de marketing institucional, qual a primeira impressão em relação àquela empresa?

A empresa é um transatlântico, grande, decisão e ação acontecem de forma lenta e morosa.

Para ficar na comparação entre barcos, você pensa em um iate, que é leve, ágil e entre a decisão e a ação praticamente não tem delay. O marketing institucional está para um transatlântico assim como brand experience está para um iate. Entendeu como nasceu essa nova área?

Uma área de brand experience

Portanto, se temos o compromisso com o propósito de empoderar as pessoas para ousarem mais, pois ele sempre será maior que nossos produtos, a empresa ainda sem nome precisa de mais. Seria preciso uma área de cunho estratégico que absorvesse toda essa responsa.

Começamos uma pesquisa para encontrar um nome que resumisse tudo isso. Olhamos todas as áreas institucionais das empresas da nova economia, mapeamos e fizemos um grande benchmarking.

Não ficamos satisfeitos com o que encontramos; resolvemos deixar de lado, respirar fundo e não desistir, pois alguma hora iria aparecer. Dito e feito.

Depois de ler vários artigos, um deles me chamou a atenção pela palavra “Brand Experience”. Um termo que não é novidade para ninguém deste segmento, mas percebi que ali conseguiríamos traduzir de fato o que estávamos buscando: criar experiências de marca únicas para todos os nossos públicos. Logo, fazia total sentindo transformar este termo em uma área de uma empresa.

Agora tínhamos um outro desafio, validar a atuação desta área com o restante da empresa. Mas estávamos convictos que não haveria problemas, pois tudo se amarrava. Ali nascia a área de BX | Brand Experience da nova empresa, já chamada de Youse.

Consistência

Uma área na Youse para facilitar, orientar, planejar, executar e monitorar as estratégias e ações da marca que impactam clientes e comunidade que se relacionam com a gente. Uma forma de garantir consistência e aderência à plataforma da marca.

Assim, nosso Guia de Marca tornou-se nosso livro de cabeceira e o Universo Verbal e o Universo Visual os nossos mantras.

Somos uma área polvo, a nossa relação e interação acontece, praticamente, com todas as outras áreas da Youse. Para o BX compete toda a gestão da marca, definição estratégica de atuação nas redes sociais, assessoria de imprensa, marketing e redação de conteúdo, parcerias e co-branding e a mídia de branding on e off.

A Youse segue na vanguarda do novo comportamento de consumo. Queremos nos relacionar com nossos clientes de forma natural, sendo a marca que eles querem seguir e não aquela que segue a eles. Queremos oferecer serviços e conteúdos inteligentes e relevantes, personalizados. Obviamente, sem esquecer de respeitar os limites. Caso contrário, a sua marca corre sério risco de ser bloqueada.

Não é uma tarefa fácil, mas a dificuldade é minimizada quando as empresas passam a dar a devida importância para a sua própria marca e destacam uma área para ser dela a guardiã e fiel escudeira. [Webinsider]

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