Investir na carreira traz retorno a médio prazo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Investir na carreira traz retorno a longo prazo

Invista na carreiraNeste final de ano, as pessoas estão preocupadas com as despesas, pensando em cortes e reduções.

Mas será que este não é o momento para investir em algo que lhe trará um retorno, como o seu aperfeiçoamento profissional?

Esse é um âmbito que nunca deve ser deixado de lado e os “gastos” envolvidos não podem ser considerados despesas, e sim investimentos com retorno em médio prazo.

Vejo que muitos profissionais estão insatisfeitos em seus postos, seja por conta dos salários ou até mesmo por estarem desiludidos em sua área de atuação. Portanto, sugiro que você faça uma reflexão sobre onde está e aonde quer chegar, para que possa traçar um planejamento honesto e que te leve ao objetivo que deseja verdadeiramente.

Investir na carreira

A educação financeira se aplica ao planejamento de carreira, pois nesse caso também é importante diagnosticar a situação e os números atuais, estabelecer sonhos e objetivos, orçar os custos envolvidos e organizar a finanças priorizando essas metas no orçamento financeiro, para que consiga poupar mensalmente.

Caso anseie por mudanças, oriento que pesquise a fundo o universo da área ou da empresa desejada, converse com profissionais já estabelecidos e busque se aprimorar.

Por outro lado, caso deseje melhorar sua performance no cenário em que atua, é válido refletir sobre sua capacitação e desempenho, destacando os pontos positivos e negativos e observando o que pode aperfeiçoar para ser tornar mais eficiente e competitivo. É válido conhecer os anseios da empresa, para agir de forma assertiva.

Há várias opções de cursos, palestras e workshops de custo baixo ou mesmo gratuitas e online. Caso opte por aprimoramentos que exijam um alto investimento, é importante se certificar que ele facilitará a conquista do resultado desejado, para não correr o risco de dar um passo em falso.

Orce os custos e comece a poupar para esse sonho, considerando o período em que deseja realizar, evitando que entre no endividamento.

De um a dez anos

Como costumo lembrar aqui na coluna, a modalidade de investimento financeira deve considerar o período do sonho, e quando falamos de investimento de carreira, podemos pensar em médio prazo, entre um e dez anos. Assim, são indicados CDBs, LCIs e LCAs, Título do Tesouro Direto e fundo de investimentos.

Especializações, além de atualizarem o currículo, geram novos conhecimentos e experiências, o que tende a gerar maior retorno financeiro no médio prazo.

Por isso considere como prioritários em seu orçamento os investimentos que fará em si mesmo, em seu desenvolvimento e capacitação, pois dessa forma alcançará mais facilmente seus sonhos e objetivos de vida. [Webinsider]

. . . . . .

Leia também:

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista no YouTube. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller "Terapia Financeira".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *