Acerte na hospedagem de seu site

Nova Escola de Marketing
20 de dezembro de 2016

Ao contratar hospedagem para o seu site, a escolha por um cloud server é a mais segura em qualidade e previsão de custos. Entenda por quê.

Acerte na hospedagem de seu siteOnde hospedar o meu blog, o site da empresa, o meu e-commerce?

Para manter o conteúdo de seu empreendimento disponível na internet, seja um site simples ou um sistema mais complexo, é preciso contratar um plano de hospedagem.

Este serviço é responsável por fornecer os recursos para que seu negócio esteja online e funcional.

Todo mundo sabe como é importante o site estar firme no ar, sempre rápido e estável. Mas entender qual é o tipo de servidor e de hospedagem mais indicado para o seu empreendimento não é assim tão evidente, apesar de ser um fator fundamental para os resultados.

A diferença entre cloud server e hospedagem dedicada

Há várias modalidades de hospedagem, com destaque para duas: cloud server e hospedagem dedicada.

Na hospedagem na nuvem (cloud server) os recursos utilizados pelo site são ajustados de acordo com a demanda. Ou seja, seu site está preparado para atender maior volume de tráfego de dados, pois pode usar diversos servidores ao mesmo tempo.

Esta diferença é muito importante para a estabilidade do site em casos de maior acesso e também muito importante para a sua previsão de custos de hospedagem.

Agora você vai entender a diferença — todos os dados presentes na internet (sejam textos, fotos, vídeos ou aplicações realmente complexas) estão armazenados fisicamente em algum lugar. Não importa se o servidor é um disco rígido simples ou um dispositivo sólido ultramoderno, sempre existirá um meio físico para guardar os dados.

A diferença entre cloud server e servidor dedicado está na forma como este hardware é gerenciado.

Quando é contratado um servidor dedicado, a empresa contratante “aluga” um servidor (ou um bloco deles) que será utilizado exclusivamente para armazenar e trafegar os dados e recursos deste empreendimento. Nenhum outro cliente do serviço de hospedagem vai ocupar estes servidores.

Já no caso da contratação de um cloud server, o armazenamento continua existindo, o que é óbvio. Mas as máquinas responsáveis por guardar e realizar o tráfego não serão exatamente as mesmas.

Uma grande rede de servidores está à disposição para hospedar o serviço e a localização física da hospedagem pode ser alterada sem que os clientes e usuários sejam afetados, conferindo maior confiabilidade e desempenho.

Custos sem surpresas

A diferença entre utilizar máquinas totalmente dedicadas e operar com hospedagem em nuvem também produz resultados diferentes.

Contratar um servidor dedicado implica na cobrança de um valor fechado para aquele bloco de máquinas responsável por armazenar o serviço. O valor pago pela contratante é fixo e, em caso de expansão, é necessário contratar um novo servidor, que é um custo alto.

Acerte na hospedagem de seu sitePor outro lado, em um cloud server a cobrança é realizada de forma bem diferente.

Como os recursos disponíveis são armazenados em um sistema distribuído, ou seja, não necessariamente no mesmo espaço físico, a hospedagem tem como crescer em escala.

Isso quer dizer que a quantidade de recursos alocados para um determinado serviço podem ser ampliados ou reduzidos, de acordo com a necessidade do contratante.

Assim, o serviço de cloud server pode ser pago de acordo com a sua utilização, dando a oportunidade de expandir ou retrair o uso de forma temporária e sem impactos financeiros.

Por que é importante estar pronto para expandir

Todo empreendimento tem por objetivo crescer, expandir e prosperar. Quando se trabalha com hospedagem na internet é preciso ter em mente que pode ser um problema aumentar o serviço contratado, dependendo da modalidade de servidores contratada.

A hospedagem dedicada é mais rígida neste sentido. Expansões podem ser um problema, pois trata-se de servidores físicos exclusivamente dedicados a um determinado cliente.

Já a hospedagem em cloud server pode oferecer muito mais maleabilidade, visto que o serviço é contratado sob demanda.

Se o seu empreendimento passa por períodos de maior ou menor fluxo ou tem necessidade de expansão, basta solicitar um upgrade ou downgrade dos recursos oferecidos. Esta, definitivamente, pode ser uma excelente forma de poupar seu orçamento.

. . . .

Nota do editor: O Webinsider é hospedado na Configr e indica fortemente o serviço, as facilidades e o atendimento. E a Configr oferece para os leitores do Webinsider 15% de desconto nos três primeiros meses de hospedagem.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

2 respostas para “Acerte na hospedagem de seu site”

  1. Dri disse:

    Eu acabei optando pela Hostgator, até agora não tive problemas, mas é sempre bom ficar ligada! Obrigada pelas dicas.

  2. Lacres disse:

    Adorei o artigo.
    Estou tendo dificuldades com duas conhecidas no Brasil. Mas o artigo foi muito esclarecedor.
    Obrigada!

    Karina Rossi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *