Tenha 360% sobre a sua renda em um ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Orçamento mensal salve 30%

Orçamento mensal salve 30%Vejo que os investidores procuram pelos melhores rendimentos, mas desconhecem que podem ter grandes incrementos em sua renda se voltarem sua atenção ao seu orçamento mensal.

Em todos esses anos de experiência como educador financeiro, constatei que, em média, os orçamentos pessoais e familiares costumam ter 30% de gordura, ou seja, 1/3 dos gastos podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados sem comprometer o padrão de vida.

O que vejo, entretanto, é que poucos buscam saber o percentual que podem economizar em suas despesas diárias. Muitos me dizem “Reinaldo, eu não tenho de onde tirar dinheiro!” e quando são questionados sobre como utilizam sua renda, não sabem em detalhes, conhecem apenas as despesas maiores, mas ignoram as menores.

Por isso é importante fazer um diagnóstico financeiro por 30 dias e anotar todas as despesas separando por categorias, como alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc. Somente assim conseguirá reconhecer o seu comportamento financeiro e saber quais hábitos pode mudar.

Um ano depois…

Se pararmos para analisar matematicamente, quem economizar 30% de sua renda mensal terá em montante equivalente a 360% dela em um ano. Mas, como sabemos, a educação financeira não diz respeito aos números, e sim ao comportamento. De nada adianta se encantar com a matemática e não ter bons motivos para reduzir as despesas mensais em 30%.

Por isso, faço aqui o convite para a retomada dos sonhos. Resgate aquilo que deseja verdadeiramente, seja fazer uma viagem pelo mundo, trocar de carro ou de casa ou passar a trabalhar apenas se quiser, por prazer. Sugiro um novo jeito de lidar com as finanças, colocando os sonhos em primeiro lugar.

O sonho no orçamento mensal

Assim, o orçamento deve deixar de seguir o ineficaz modelo Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo, e passar a ser Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Dessa forma, há primeiro a reserva de dinheiro para os sonhos e depois a readequação do padrão de vida.

Veja, falamos aqui de eliminar os excessos – que são justamente os gastos sem controle que podem levar ao desequilibro financeiro – e de conseguir um montante de 360% sobre a renda em um ano sem ao menos citar que, investindo o valor no fundo mais adequado para o prazo de realização do sonho, o montante futuro será ainda maior. Portanto, não faltam motivos para você se educar financeiramente. [Webinsider]

http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/10/tesouro-direto-e-preciso-analisar-os-pros-e-contras/

. . . . . .

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/09/investir-na-carreira-traz-retorno-a-medio-prazo/

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista no YouTube. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller "Terapia Financeira".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *