Cuidados com sua imagem nas redes sociais

Nova Escola de Marketing
14 de fevereiro de 2017

É óbvio, mas nem todos percebem: o que você publica nas redes sociais sempre vai ser usado a favor ou contra você.

Cuidados com sua imagem nas redes sociaisTwitter, Facebook, Instagram, Snapchat e outras redes sociais fazem parte do cotidiano da grande parte das pessoas. São postagens, curtidas, comentários, fotos, vídeos e tantas outras formas de atualizar os vários perfis que mantemos rotineiramente.

Mas você já pensou que, mais do que atualizar, cada atualização revela muito sobre quem queremos mostrar ser e cria a identidade virtual de cada um de nós?

Claro que o impacto de um post mal interpretado ou uma foto equivocada é muito maior quando se trata de pessoas famosas e empresas, mas é cada vez mais comum empresas, recrutadores e clientes buscarem nas redes sociais informações sobre pessoas, produtos e serviços, para tomar decisões das mais variadas.

Por isso, é preciso tomar alguns pequenos cuidados para não acabar arranhando sua imagem nas redes sociais.

Tenha em mente a finalidade do seu perfil em cada rede social

Por exemplo, há quem tenha o Facebook para se conectar com o máximo de pessoas possível, o Instagram para compartilhar fotos com pessoas mais “seletas” do círculo de amigos e o Twitter para dar suas opiniões sobre fatos do mundo.

A mesma lógica pode ser aplicada por empresas: no Instagram são postadas fotos e vídeos com ideias e inspirações do produto ou serviço ofertado aos clientes e, no Facebook, textos informativos, links para página oficial, etc.

Em suma, diferenciar as identidades dos perfis nas redes sociais potencializa sua eficiência e garante uma imagem mais positiva.

Seja conciso e exercite o poder de síntese

Parece trivial afirmar isso, mas, nas mais variadas redes sociais, veem-se posts com textos enormes, o que diminui o impacto e a legibilidade.

Se até os grandes escritores da literatura elabora(ra)m frases com até 20 palavras, em média, por que exceder-se, ainda mais em redes sociais?

Avalie a pertinência e o impacto da postagem

Claro que há dias em que estamos mais inspirados, com mais assunto ou vontade de postar seja lá o que for, mas para que ser a pessoa que vive em constante estado de “overtposting”?

Como em moda, menos é mais. Não significa não poste por vários dias, até porque o ritmo atual é frenético, mas não embarque nesse volume excessivo, porque coisas relevantes e interessantes podem ser perder em meio a tantos posts.

Veja, o intuito de fazer esses alertas não é engessar ninguém – até porque a liberdade ampla de expressão é inerente ao mundo hiperconectado em que vivemos. Mas é importante não esquecer que tudo o que postamos pode ser visualizado por inúmeros perfis de pessoas com finalidades muito distintas.

Além disso, é a imagem de cada um de nós ou da sua empresa ou da companhia que você representa que está em jogo. [Webinsider]

Ingredientes para montar uma boa apresentação

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