Como começar a investir na Bolsa

Nova Escola de Marketing
03 de março de 2017

Investir na Bolsa pode trazer retorno muito maior do que outros investimentos. Mas não utilize mais do que 10% do capital acumulado para as ações.

Como começar a investir na BolsaMuitas pessoas estão interessadas em começar a investir na bolsa, considerando a queda da Selic e a previsão de recuperação na economia neste ano, fatos que animam o mercado.

Entretanto, é preciso considerar as finanças pessoais e estabelecer um objetivo de longo prazo a ser conquistado com o valor investido em ações.

É importante esclarecer, pois muitos acreditam que ganharão bastante dinheiro e em curto prazo ao investir na Bolsa. Por ser um investimento de alto risco, é preciso ter consciência de que no médio e longo prazo – desde que se faça boas aplicações – o retorno pode ser sim muito maior do que o de outros investimentos.

Em 2016, alguns papéis deram excelente rendimento. Neste ano, há ramos mais indicados, como o do comércio de roupas e de eletrodomésticos e o de supermercados. Isso porque a redução da taxa Selic vem incentivando o consumo e favorecendo os comerciantes no pagamento de suas despesas, portanto é possível que obtenham maior lucro e suas ações no mercado, se valorizem.

Como começar

Qualquer pessoa pode comprar ou vender ações na bolsa, mas é muito importante pesquisar e aprender bastante sobre o tema antes de começar, além de buscar suporte de uma corretora para investir com mais segurança, se preferir. Oriento que não utilize mais do que 10% do capital acumulado para destinar às ações, afinal tudo aquilo que conquistou ao longo da vida deve ser preservado.

O alto risco deste tipo de investimento – que pode levar tanto a grandes ganhos quanto a grandes perdas – é explicado pela volatilidade em que os preços das ações podem subir ou cair, e nem sempre essa oscilação é baseada na racionalidade. Eventos como a Lava-Jato e os seus desdobramentos ou como as medidas a tomadas pelo novo presidente dos EUA, Donald Trump, podem sacudir valores dos papéis no Brasil e no mundo.

Enfim, deixo as minhas principais orientações: antes de começar a investir na bolsa, prepare-se, procure o suporte de pessoas ou empresas que já têm expertise e, principalmente, faça deste um meio para multiplicar a menor parte de seu capital, preservando a maior, e adiantar a conquista de seus sonhos de longo prazo.

[Webinsider]

. . . . . .

Tenha 360% sobre a sua renda em um ano

Tesouro Direto: é preciso analisar os prós e contras

. . . . . .

Leia também:

Investir na carreira traz retorno a médio prazo

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *