Seis formas de melhorar o posicionamento web e aumentar o tráfego

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Melhorar o posicionamento web

SEO e marketing de conteúdo andam juntosMesmo que seja comum tratar estes dois campos separadamente, a verdade é que o posicionamento web e a possibilidade de aumentar o tráfego do seu blog ou página estão lado a lado.

Vamos ver aqui seis ações eficientes que beneficiam os dois aspectos e vão enriquecer suas ações online. As básicas e as que nem todo mundo conhece.

Segundo a palavra dos especialistas, para melhorar o seu posicionamento nos resultados das buscas do Google, você precisa aplicar técnicas de SEO (otimização de motores de busca, de Search Engine Optimization).

As técnicas de SEO respondem ao que buscam os usuários, sempre de acordo com o uso de palavras-chave que contém os termos de buscas mais usados no Google. Assim, para aproveitar melhor as técnicas SEO, a melhor solução é atender as demandas dos usuários através do marketing de conteúdo.

Essa é a melhor forma de aumentar o tráfego da sua página a longo prazo.

O marketing de conteúdo se propõe a gerar informação relevante para o seu público na sua página ou blog e promover este conteúdo nas redes sociais mediante o uso de técnicas de SEO e outras dicas que vamos ver na sequência.

Para melhorar o seu posicionamento web

1. Crie páginas e perfis nas redes sociais

Esta estratégia é muito eficiente na hora de melhorar o seu posicionamento web, já que os perfis sociais dos negócios sempre aparecem entre os primeiros resultados das buscas no Google. Ou seja, quando os usuários procuram informações sobre uma marca ou empresa, a primeira coisa que veem são as contas nas redes sociais.

Perfis sociais têm destaque nos resultados de busca

Por isso, é importante criar páginas e perfis no Facebook, Twitter, LinkedIn e demais redes sociais e manter as contas sempre atualizadas.

Para publicar diariamente, você pode usar uma plataforma que permite agendar postagens para que sejam publicadas automaticamente em suas páginas e perfis quando você indicar.

2. Crie conteúdo com valor agregado para seu público

Como dissemos, para melhorar o posicionamento web da sua página, nada melhor do que investir em marketing de conteúdo. Ou seja, a estratégia de criar artigos relevantes para o seu público no blog da sua página e otimizá-lo do ponto de vista SEO para favorecer a inclusão nos resultados do Google.

É fundamental ter conteúdos que sejam realmente bons e de interesse do seu público, já que isso vai favorecer o posicionamento orgânico. Ou seja, se os usuários gostarem, seus conteúdos vão aparecer naturalmente nos primeiros resultados das buscas no Google.

3. Otimize seus conteúdos usando técnicas SEO

Depois de criar um artigo no seu blog, otimize o post de acordo com os conceitos vigentes de SEO. Para isso, você precisa primeiramente definir uma palavra-chave (keyword).  O ideal é usar uma keyword depois de pesquisar qual é a palavra mais usada pelos usuários na hora de fazer uma busca. Assim, você aumenta as possibilidades de ser encontrado via Google.

Para lhe ajudar a encontrar os melhores termos, há várias ferramentas que ajudam bastante. Uma delas é o Keyword Planner, que permite que você compare vários termos (keywords) e veja qual é o mais usado pelos usuários. Uma vez identificada a melhor palavra-chave, é só usá-la na sua postagem.

Outra forma de pesquisar os melhores termos é usar o Yoast SEO, um plugin para Wordpress que ajuda a otimizar as keywords dos seus artigos.

Tela do Yoast SEO

Para aumentar o tráfego web da sua página

4. Inclua links para sua página em todos os seus perfis e no seu blog

Além de definir uma estratégia de content marketing e de otimizar seus conteúdos desde o ponto de vista SEO, é importante trabalhar na difusão da sua página. 

O objetivo é aumentar o tráfego web e melhorar no ranking Google. Dessa forma, assegure-se de incluir links em todos os seus perfis e bios das contas sociais.

Quando as pessoas fazem buscas sobre seu negócio nas redes sociais, elas vão conseguir encontrar a sua página e obter mais informações. Esta técnica é bastante eficiente já que os links sempre estão visíveis nos perfis de social media. Além disso, aconselho que você promova sua página também de forma offline, através de cartões de visita, objetos de merchandising e outras ações que julgar pertinentes.

5. Encontre os melhores blogs do seu setor e faça guest posts

O guest posting é uma das melhores estratégias de distribuição de conteúdos, já que exibe seus artigos para um novo público, mas que também está conectado com seu campo de atuação. 

Basicamente, trata-se de fazer uma troca de postagens com blogs de sucesso: eles publicam na sua página e você, na deles, sempre incluindo links para a sua página.

Assim, ambos os blogs são beneficiados, já que exibem conteúdos para públicos que têm interesse neles e já previamente agrupados. 

Agora, para saber quais são os melhores blogs, aconselho que você instale MOZ, uma extensão para Chrome que mostra informações sobre a reputação e autoridade de cada página web, tudo isso sem sair do seu navegador

Kissmetrics calcula relevância e reputação

6. Fixe tuítes e publicações com links para sua página

Por último, outra forma eficiente e bastante simples de aumentar o tráfego web é aproveitar as funções das redes sociais para destacar postagens. 

Por exemplo, você pode ver qual foi seu artigo de maior repercussão, fazer um tweet com um link para o post e fixar na parte superior da sua conta no Twitter.

Fixar post no Twitter

Você também pode criar postagens para o Facebook que contenham links para os seus melhores conteúdos e fixar estas publicações na sua biografia.

Você pode fazer isso no menu da postagem. Em todos os casos, inclua imagens nas suas postagens para chamar a atenção dos usuários no newsfeed.

Esta é a essência do marketing de conteúdo: publicar conteúdos de qualidade (que ensinem, informem ou entretenham) a partir da sua página pelas redes sociais e, assim, favorecer a viralização e multiplicar as visitas da sua página web.

O posicionamento web e o aumento no tráfego para sua página são dois aspectos que podem ser trabalhados em conjunto, através do marketing de conteúdo. Aplique as seis práticas e você vai perceber a melhoria no rendimento da sua web, nos resultados de buscas e no contador de visitas.

Gostou do artigo? Qual dica achou interessante? Deixe sua opinião nos comentários da postagem e compartilhe com seus contatos. Até a próxima! [Webinsider]

Eugenia Skaf é produtora de conteúdos ligados a marketing digital e faz parte das equipes de conteúdos da Vittalia, MkeDigital, Yelp, Postcron e SocialTools.

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