Criminosos enganam usuários e ameaçam reputação das empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Criminosos podem destruir a reputação de uma empresa

Com uma quantidade recorde de vazamentos de alto nível e casos de exploração de vulnerabilidades, 2016 foi um ano sem precedentes para o setor de fraude e segurança cibernética.

Um dos casos que têm sido notícia ultimamente é a difusão de notícias falsas. Os cibercriminosos têm realizado um excelente trabalho em fazer essas notícias parecerem verídicas, quando na verdade elas são criadas para enganar o leitor e gerar rendas com cliques e compartilhamentos.

Exemplos recentes incluem notícias falsas de que o papa apoia o Presidente Donald Trump e que Hillary Clinton vendeu armas para o ISIS.

A página de notícias falsas abaixo foi criada para imitar o site real da revista Forbes. Este conteúdo falso foi tuitado e retuitado, postado no Facebook e promovido em anúncios em motores de busca.

Criminosos na web

Outros exemplos de difusão de notícias/informações falsas convocam as vítimas a agirem e fornecerem informações sensíveis.

Produtos falsos: criminosos na web

Ganhe uma amostra grátis! Mas, primeiro, você deve preencher este formulário com suas informações pessoais.

Nenhuma surpresa: a amostra grátis nunca chega, mas o usuário final fornece, voluntariamente, dados pessoais importantes a sabe-se lá quem.

Um problema muito mais complexo

Hoje, estamos vivendo um momento muito parecido com o dos ataques de phishing de 2002. Lá atrás, ninguém tinha como prever a extensão dos danos que esses ataques eriam capazes de causar.

Atualmente, os criminosos estão em busca de informações relevantes, como manchetes escandalosas, que possibilitam o lançamento de ataques de fraude e a obtenção de lucros com esses golpes.

Os hackers já conseguem controlar anúncios, perfis em redes sociais, conteúdos e notícias nas quais temos acesso. Eles estão se aproveitando da maneira como acessamos informações para controlar o que vemos e onde navegamos.

Existem tecnologias que desenvolvem, rapidamente, o conteúdo que o usuário deseja ver e captura sua atenção e o chame à ação para fomentar cliques.

Ataques de fraude

Você é ativo na Igreja Católica e clica em sites e conteúdos relacionados ao catolicismo nas redes sociais? Então você verá uma “história” sobre o apoio do papa à candidatura de Donald Trump à presidência e, muito provavelmente, irá curtir ou clicar nela para saber mais. Na maioria dos casos, os criminosos estão em nossos dispositivos, sabendo e prevendo os nossos próximos cliques.

Do meu ponto de vista, é cada vez mais difícil para um usuário final identificar se o que ele está vendo em um telefone celular, tablet ou laptop realmente vem de uma empresa legítima.

A popularidade das redes sociais só aumenta a disseminação de histórias fictícias, mas o setor de notícias não é o único afetado pelas notícias falsas: qualquer empresa pode ser afetada negativamente por ataques online que falsificam marcas, logos, websites, perfis em redes sociais, identidade de funcionários etc.

Por isso, o conceito de confiança digital deve ganhar ainda mais importância neste ano.

Como as organizações podem gerar confiança?

Nesse novo contexto, o monitoramento proativo de marcas e recursos digitais é mais importante do que nunca. Os clientes esperam que as organizações tomem medidas contra os cibercriminosos, especialmente as que facilitam e incentivam interações e transações digitais dos usuários.

O bilionário Warren Buffet sabe da importância que a imagem de uma empresa tem, bem como a velocidade com a qual ela pode ser destruída. “São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la. Se você tiver isso em mente, fará as coisas de uma maneira diferente”, afirma.

Os criminosos buscam infestar diversos canais digitais e interagir com os clientes. Uma abordagem proativa pode evitar a perda de milhares de dólares com a mitigação das consequências de um ataque para a marca e a reputação da empresa.

Então, como as organizações podem implementar uma proteção efetiva contra ameaças digitais? Como podem “fazer as coisas de uma maneira diferente”?

Tudo começa com a adoção de uma estratégia proativa para combater ameaças específicas. Elas precisam:

  • Monitorar e analisar, constantemente, e-mails, redes sociais e plataformas virtuais por meio da integração personalizada de conjuntos de dados.
  • Trabalhar com um provedor externo de proteção contra ameaças que faça a triagem e a análise dos dados em larga escala por meio de técnicas modernas, como machine learning, garantindo que as ameaças sejam identificadas e eliminadas o mais rápido possível.
  • Estabelecer um processo rápido de desativação para minimizar os impactos de um ataque contra clientes e funcionários.
  • Implementar uma abordagem multicamada que abarque todo o ciclo de vida da fraude, prevenindo e detectando ataques.

O setor de notícias, portanto, não é o único que deve se preocupar com a disseminação de informações falsas. Não é nenhum segredo que um negócio com uma má reputação pode sofrer graves perdas financeiras. As empresas precisam se dedicar ao futuro, e não ao medo da fraude. [Webinsider]

. . . .

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/19/uma-reflexao-sobre-lavagem-de-dinheiro-no-ambiente-digital/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/06/18/minha-senha-e-123456/

Cláudio Sadeck é gerente de Desenvolvimento de Negócios da Easy Solutions no Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *