O Uber está em crise. E não vamos misturar as coisas.
O modelo Uber está de vento em popa, pois na aba dele vem vindo um conjunto grande de empresas que se baseia em reputação horizontal para avaliar pessoas.
A crise do Uber não é do modelo, mas da própria empresa Uber.
E a crise do Uber é interessante, pois o Uber tem deixado de defender o conceito que o tornou famoso: quem não é bem avaliado sai da plataforma.
É por não estar cumprindo essa meta que o Uber tem perdido espaço no Brasil para concorrentes, como o Cabify. Motivo? Perda de qualidade e, por sua vez, de confiança do consumidor.
Não pode trair o conceito
É preciso inventar uma forma de se manter competitivo, com mais e mais motoristas, porém sem perder o conceito fundamental.
Talvez, seja essa a arte de organizações 3.0 e profissionais autônomos 3.0: o equilíbrio entre conceito e lucro.
Há que haver afinação entre os dois, pois não se pode deixar de ter lucro, mas o lucro tem que preservar o conceito.
O mundo digital, muito mais transparente, inovador e competitivo é cruel quando há essa falta de sincronia.
Digamos que o Uber sem o conceito Uber é apenas cooperativa de táxi com aplicativo, nada mais. [Webinsider]
. . .
http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/12/os-taxis-perderam-capacidade-de-serem-regulados-pelo-consumidor/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/06/novo-modelo-administrativo-tira-a-gestao-do-gerente/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/16/contrate-o-webinsider-para-melhorar-o-blog-da-empresa/
Leia também:
- Precisamos falar sobre robôs na escola
- Agentes inteligentes encurtam o caminho no ensino
- A robotização da administração
- A administração em crise
- Curadoria digital: o mundo vai adotar o modelo Uber
- O fim da gestão e o início da curadoria
- Por que uberizar uma empresa tradicional
- O que vai acontecer no mundo pós-internet?
- A migração para a governança digital
- O pós-capitalismo virá com os algoritmos
- A solução dos problemas da sociedade é uma questão política
http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/09/agora-sou-midia-tambem-e-tenho-que-aprender-a-lidar-com-isso/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/26/como-usar-as-hashtags-do-instagram-para-contatos/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/02/02/o-avanco-da-uberizacao-e-os-criterios-do-uberometro/
http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/04/sobre-o-episodio-1-da-terceira-temporada-de-black-mirror/
http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/20/a-formacao-individual-no-ensino-do-seculo-21/
http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/16/ha-um-continente-3-0-e-nao-o-enxergamos/
Carlos Nepomuceno
Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.