Dicas para se preparar para o teste TOEFL

Nova Escola de Marketing
05 de junho de 2017

O teste TOEFL é uma etapa fundamental para quem vai estudar em um país onde se fala inglês. Veja dicas para passar bem nas quatro etapas.

Dicas para se preparar para o teste TOELFÉ evidente que a percepção de cada um pode ser diferente, e aqui compartilho as minhas impressões: o teste TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é uma prova difícil e contar com cursos de inglês para realizar uma sólida preparação é bastante recomendável.

A prova se inicia com a parte de leitura. No meu caso fui “agraciado” com textos relacionados ao material utilizado para construir castelos de monarcas africanos no século XV. Vocabulário extremamente específico e textos bem densos.

Entenda a ideia central dos textos

A sugestão é simples: você precisa praticar a habilidade de “capturar” a ideia central dos textos porque se você resolver ler atentamente todo o texto, você provavelmente não conseguirá responder a todas as questões no tempo determinado.

Portanto, você precisa praticar a sua habilidade de entender as linhas gerais de forma a “cortar caminho” nos textos.

Assista os vídeos e anote

A segunda parte é a compreensão. Você assistirá a vários vídeos sobre os mais diversos assuntos (palestras acadêmicas, competições entre empresas no mercado de trabalho, discussões técnicas sobre os trabalhos de pintores, dentre outros) e terá que responder as questões novamente em tempo limitado.

Aqui fica a seguinte sugestão: pratique em casa assistir a vídeos utilizando um bloco de notas. Enquanto você assiste ao conteúdo, você deve fazer anotações gerais sobre o tema discutido de forma a aprimorar sua habilidade de compreender e tomar nota do assunto.

Fale ao microfone em tom normal

A terceira parte consiste no speaking. Você assistirá a um conteúdo e terá que fazer comentários sobre o assunto discutido.

No meu caso, eu tive que dar sugestões a um universitário acima do peso e ocioso sobre começar uma rotina saudável; dei sugestões a uma universitária de como ela poderia realizar a mudança de um apartamento para o outro; e por fim tive que analisar as razões pelas quais um determinado animal típico da Austrália apresentava vantagens em relação aos outros animais no que diz respeito a resistir a queimadas.

Aqui fica a dica: você não precisa gritar ou falar alto ao microfone. Algumas pessoas têm a impressão de que ganharão pontos se gritarem ao microfone. Fale no seu tom de voz normal.

Por fim, a parte de escrita. Você escreverá um texto acerca de um vídeo que será apresentado e em seguida redigirá um essay sobre um tema proposto.

Quanto ao essay, fui indagado sobre a importância de acumular experiência profissional ainda na faculdade. Ou se o período de faculdade deve ser apenas para produção acadêmica. O tempo é curto e você precisa alcançar um mínimo de palavras.

Pratique a redação

Uma boa dica é freewriting. Selecione um tema e escreva uma redação sobre ele em trinta minutos e respeitando o mínimo de palavras exigido. Ao fim, analise os seus erros e tente novamente.

Com a prática, você conseguirá escrever um texto conciso e com mínimos erros no tempo estabelecido. Infelizmente, não há tempo para criar esboços e rascunhos. Você precisa praticar a habilidade de desenvolver ideias durante o curso do texto, mas sempre com o cuidado de não perder a linha geral de raciocínio que se inicia no primeiro parágrafo com a declaração do assunto principal (thesis). [Webinsider]

. . . .

Contrate o Webinsider para melhorar o blog da empresa

. . . .

…………………………

Leia também:

Custo de oportunidade da Copa do Mundo acabou prejudicado

Fuja das run-on sentences no inglês e na escrita acadêmica

Quer estudar no exterior? Treine a escrita acadêmica – Parte II

Quer estudar no exterior? Treine a escrita acadêmica

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *