Invista em marketing de forma adequada

Nova Escola de Marketing
06 de junho de 2017

Investir em marketing de forma adequada é planejar um orçamento e acompanhar de perto a execução, com a melhor análise de ROI possível.

Investir em marketing de forma adequadaInvestir em marketing é imprescindível para qualquer negócio, pois toda empresa precisa ser vista e lembrada pelos consumidores. Como empreendedor, reconheço a importância disto na geração de lucros ao longo do tempo.

Não é à toa que grandes corporações investem milhões em marketing – de forma adequada, com base em estudos de mercado e com foco nos resultados. Infelizmente, nem toda empresa age da mesma forma.

Independentemente do porte do negócio e da quantia a ser investida, é importante agir de forma profissional. É preciso dedicar tempo, disposição e tomar alguns cuidados básicos, que coloco a seguir.

1. Conte com bons profissionais

Na área do marketing, muitos se dizem especialistas, mas ao invés de conhecimento e métodos eficientes, trazem soluções caseiras e muitas vezes experimentais. Portanto, procure as referências de quem você trabalha.

É preciso estar alerta para que os investimentos não se tornem pesados custos, que não trarão quase nenhum retorno – nem no curto, médio e muito menos no longo prazo. Com as pessoas erradas, o barato pode sair caro.

2. Conheça seu público-alvo

É apenas sabendo quem são, o que querem, aonde vão e pelo que se interessam seus potenciais clientes que a empresa pode direcionar os investimentos para as mídias mais assertivas. Apostar todas as fichas em uma única ferramenta tende a ser um grande erro.

Há empresas que investem pesado nas ferramentas que estão na moda no momento e só percebem o erro depois do feito. É preciso cautela, pois a retirada de valores do caixa sem garantia de retorno pode levar ao enfraquecimento financeiro, seguido de endividamento. Não se pode ignorar o risco de falência pela má administração de recursos.

3. Acompanhe o retorno

Há dificuldade em acompanhar o retorno em marketing pois ele é em parte mensurável e em parte imensurável. A geração direta de negócios após uma campanha, por exemplo, é mensurável, já o estabelecimento da marca como referência no mercado ao longo do tempo é algo difícil de mensurar mês a mês.

Para compreender as ações e investir de forma adequada, é preciso traçar um orçamento de marketing e acompanhar de perto a sua execução, se possível realizando uma análise aprofundada sobre o retorno do investimento (ROI – sigla em inglês para return on investment).
[Webinsider]

. . . . . .

Dieta financeira: conquiste 120 mil em 10 anos

Tenha 360% sobre a sua renda em um ano

Tesouro Direto: é preciso analisar os prós e contras

Como começar a investir na Bolsa

. . . . . .

Leia também:

Investir na carreira traz retorno a médio prazo

Quando é indicado investir em CDB e RDB?

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *