Insurtechs brasileiras agitam o mercado de seguros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Mercado de seguros online mobile em crescimento

As insurtechs são empresas e iniciativas que utilizam novas tecnologias em evolução para alavancar a eficiência do atual modelo da indústria de seguros. O nome vem do termo insurance (seguros) + technology. E as insurtechs brasileiras realmente estão dando o que falar em 2017.

Faz tempo que não via uma agitação em um mercado como a que está acontecendo nos seguros.

Elas já deixaram de ser tendência ou futuro e simplesmente já estão aí, em um movimento que ainda é uma “marola” comparado ao que acontece nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Por lá esta “marola” já se transformou em um tsunami!

Sabendo disso já precisamos nos preparar para surfar essa onda aqui no Brasil de forma estruturada e sustentável.

Conjunto de normas

O reunião do Comitê de InsurTechs da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico foi um grande sucesso e contou com a presença de um pessoal que está realmente a fim de aprender e evoluir esta nova categoria.

Esta iniciativa tem como grande objetivo atuar no desenvolvimento sustentável das insurtechs no Brasil dando todo o suporte ao conjunto normativo e atuando como um agente responsável nesta evolução. Não tenho dúvidas que bom debates virão por aí.

Na ocasião contamos com a participação do Google, sócio da camara-e.net, que fez uma bela apresentação com números atualizados sobre o mercado de seguros online brasileiro.

As insurtechs também foram amplamente abordadas e discutidas durante o CIAB 2017 que é um importante congresso referência na América Latina em tecnologia da informação para o setor financeiro organizado pela Febraban.

Alguma coisa tem aí, né?

Sobre as InsurTechs tupiniquins elas representam apenas 6% das Fintechs de acordo com o mapeamento divulgado pelo o pessoal da FintechLab no começo deste ano.

Entenda a diferença entre Fintech e Insurtechs.

Atualmente são 14 InsurTechs no Brasil, segundo mapeamento do Radar Fintech. Em 2015 e 16 o mesmo relatório apontava apenas 7 InsurTechs. Não tenho dúvidas que para 2018 este número, no mínimo, dobre.

Buscas sobre seguros crescendo

Agora, compartilho alguns números da apresentação que rolou no Comitê de InsurTechs.

Segundo o Google, são realizadas 150 milhões de buscas por mês por termos relacionados ao setor Financeiro, onde a categoria Seguros está inserida.

Falando somente da categoria Seguros, são 12 milhões de buscas, com 10 milhões de pessoas navegando com o interesse por seguros e 1 milhão de pessoas assistindo conteúdo de seguros.

As buscas sobre seguros cresceram cerca de 11% no 1º trimestre de 2017 comparado ao mesmo período do ano passado. Com destaque para o seguro odontológico e também pela busca pelas marcas das seguradoras (institucional).

Neste mesmo período o grande destaque foi para previdência privada, que cresceu 137%, isso graças as discussões da reforma da previdência que fez o interesse por previdência privada despontar neste 1º trimestre de 2017.

O que é mais buscado dentro de seguros

Dando um mergulho na categorias de seguros que mais se destacam, o seguro de saúde é o produto de maior volume da categoria de Seguros, com cerca de 10 milhões de buscas.

É seguido pela busca pelas marcas (institucional) com 2 milhões, seguro odontológico com 700 mil, auto 300 mil, viagem 200 mil, celular 100 mil, vida 60 mil, aluguel/fiança 50 mil e 40 mil de residencial.

Buscas por seguros no celular

Mas é um engano pensar que este mercado é um oceano azul, pois com exceção de saúde e odonto, toda as outras categorias de seguros apresentam uma elevada cobertura de mercado.

O Seguro Viagem e o Seguro Celular estão com 97% de cobertura, seguidos por Seguro de Vida e Seguro Residencial com 96% de cobertura. Depois vêm o Seguro Aluguel/Fiança e o Seguro Auto, com 95% de cobertura.

O CPC

O custo por clique da categoria de seguros quando se faz um recorte, temos os top 3:

  • 1. Seguro Viagem = 8,19.
  • 2. Seguro Auto = 3,36.
  • 3. Seguro Residencial = 2,47.

Buscas por seguros feitas no smartphone

A concorrência é bastante acirrada e com excelentes jogadores. Para entrar nesse jogo é preciso estar bem preparado, caso contrário será engolido!

Mobile

Não poderia deixar de destacar como está o comportamento do mobile nesta história toda.

De forma geral, a categoria Seguros vem ganhando destaque e representatividade quando o assunto é busca por seguros realizadas via um smartphone.

Atualmente temos que 31% das buscas por seguros já são feitas via um smartphone. Para você ter uma ideia, este número em janeiro de 2015 era de 17%.

Neste aspecto, quando comparamos com outras categorias, enxergamos que ainda há muito o que evoluir, pois o share de buscas no mobile na categoria Automóveis (montadoras) representa 57%. Em Telecom são 48% e Travel 42%.

Descendo para o mercado de seguros, as principais categorias com maior penetração de buscas feitas via um celular são:

  • Seguro para Celular com 45%.
  • Seguro Aluguel/Fiança com 44%.
  • Seguro de Vida com 43%.
  • Seguro Auto com 42%.
  • Seguro Residencial com 39%.
  • Seguro Odonto com 34%.
  • Seguro Saúde com 32%.
  • Marca (institucional) com 24%.
  • Seguro Viagem com 24%.

Buscas por seguros realizadas por smartphones

É por essas e outras que venho batendo na tecla de que o mercado de seguros precisará se reinventar cada vez mais. Já é nítido que este movimento já começou, porém a simples digitalização dos serviços não será suficiente.

Muito em breve todo este movimento das InsurTechs Brasilis ganhará destaque por esse mundão afora.

Um salve para o #ShareKnowledge. Curtiu? compartilhe…

(Agradeço ao time do Google por disponibilizar e compartilhar estes números). [Webinsider]

. . . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/02/13/o-papel-das-insurtechs-no-mercado-de-seguros/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/21/os-atributos-de-uma-marca-engajadora/

. . . . . .

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/01/brand-experience-conceito-moldou-youse/

Gustavo Zobaran (@gustavozobaran) é Head de Brand Experience (BX) na Youse.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *