Como fica a poupança com a Selic em queda?

Nova Escola de Marketing
06 de julho de 2017

A queda da Selic torna a poupança um investimento bastante interessante frente as demais opções de renda fixa.

Poupança com SelicCom a Selic em 10,25% e em perspectiva de novo corte, a poupança, que é um dos investimentos mais tradicionais e conhecidos no Brasil, volta ao foco das discussões.

Isso porque a queda da Selic a torna um investimento bastante interessante frente as demais opções de renda fixa. Veja como é calculado o seu rendimento:

Quando a Selic está acima de 8,5%, o rendimento da poupança equivale a juros de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial). É válido esclarecer: a TR é uma taxa referencial para o cálculo de rendimentos de investimentos no Brasil.

Agora, quando a Selic está em 8,5% ou menos, o rendimento da poupança passa a ser correspondente a 70% da Selic mais a TR – cenário definitivamente mais vantajoso. Portanto, é preciso estar atento aos desdobramentos da Selic.

Por ser isenta de Imposto de Renda, livre de taxas de administração e ter boa liquidez, a poupança garante um retorno livre de deduções, algo que a maioria dos investimentos de renda fixa não oferece.

Qual o melhor prazo?

Como sempre reforço aqui no Webinsider, de pouco adianta estar atento aos rendimentos dos investimentos se não tiver em mente o mais importante: o sonho que se deseja conquistar com o valor investido.

Todo dinheiro poupado deve ser carimbado com um sonho, considerando a data em que deseja realizar, seja no curto prazo (em até um ano), médio prazo (entre um e dez anos) e longo prazo (acima de dez anos).

Neste momento, com a Selic em 10,25%, a poupança é indicada para sonhos de curto prazo. Contudo, é provável que a taxa caia ainda mais – considerando o desemprego, ainda alto – e poupança se tornará também indicada para sonhos de médio e longo prazo.

Investimento conservador

Quando falamos de patrimônio, capital e bens adquiridos ao longo de anos de trabalho, é importante agir de forma conservadora.

Diversificar investimentos é indicado, mas sempre no sentido de preservar o que foi conquistado.

A caderneta de poupança foi instituída no Brasil em 1861 para ser um investimento seguro e descomplicado, indicado para pessoas de baixa renda. Atualmente segue sendo uma aplicação popular. [Webinsider]

. . . . . .

Invista em marketing de forma adequada

Dieta financeira: conquiste 120 mil em 10 anos

Tenha 360% sobre a sua renda em um ano

Tesouro Direto: é preciso analisar os prós e contras

Como começar a investir na Bolsa

. . . . . .

Leia também:

Investir na carreira traz retorno a médio prazo

Quando é indicado investir em CDB e RDB?

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *