ERP e CRM são amigos e trabalham muito bem juntos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
ERP e CRM são amigos e trabalham bem juntos
 

Entre o ERP e CRM, qual escolher? Entenda a diferença entre os dois sistemas e principalmente como se complementam.

 

ERP e CRM são dois lados da mesma moeda de rentabilidade.

ERP (de Enterprise Resource Planning) e CRM (de Customer Relationship Management) são semelhantes de várias maneiras, pois são usados ​​para aumentar a lucratividade das empresas.

Os dois sistemas se sobrepõem em algumas áreas e podem ser completamente integrados em outras. No entanto, como suas principais funcionalidades são completamente diferentes, é melhor para as empresas diferenciá-los como sistemas separados e autônomos.

É fácil perceber como o ERP e o CRM desempenham um papel importante na melhoria da eficiência e no aumento das vendas. Mas como isso acontece e o que são ERP e CRM?

CRM

Simplificando, o CRM é um sistema para gravar e armazenar todas as informações relacionadas às interações do cliente. Sistemas de CRM fornecem um método padronizado para coletar e compartilhar dados de clientes e catalogar as interações com eles.

Todos os dados são padronizados e facilmente compartilhados em todo o negócio.

O CRM pode ser usado por executivos para criar projeções de vendas, por representantes de vendas para manter contato com clientes, por funcionários de remessa para verificar endereços e pelo departamento de cobrança para criar faturas.

O objetivo do CRM é fornecer uma ampla loja de dados de clientes que pode ser usada para aumentar as vendas, melhorar a retenção de clientes e tornar as relações mais eficientes.

ERP

Onde o CRM é focado no cliente, o sistema ERP online se concentra no negócio. O ERP é um sistema para melhorar a eficiência dos processos de negócios.

Como o CRM, o ERP permite o compartilhamento rápido de informações padronizadas em todos os departamentos. Executivos, gerentes e funcionários incorporam informações no sistema ERP, criando um instantâneo em tempo real em toda a empresa.

Problemas em qualquer área criarão alertas automaticamente em outras áreas afetadas, e isso permite que os departamentos possam prever problemas antes de se tornarem um problema de fato.

Em suma, ao permitir que a empresa se concentre nos dados, em vez das operações, o ERP fornece um método para racionalizar os processos de negócios em todo o quadro.

Uma distinção com a diferença

Embora semelhantes, os sistemas ERP e CRM usam abordagens diferentes para aumentar os lucros.

O ERP centra-se na redução dos custos gerais e de corte, ao tornar os processos de negócios mais eficientes, ele reduz a quantidade de capital gasto nesses processos.

Já o CRM trabalha para aumentar os lucros, produzindo maior volume de vendas.

Com um repositório padronizado de dados do cliente, é mais fácil para todos, desde executivos a representantes de vendas, melhorar as relações com o cliente, e por sua vez, essas relações melhoradas se traduzem em maior fidelidade e lucros da marca.

Atribuindo importância

Decidir qual sistema é mais importante é como decidir entre ter um motor ou ter um volante em um carro.

O CRM é o motor que impulsiona um negócio, melhora as vendas e aumenta os lucros, e o ERP é o volante – permite que uma empresa seja guiada com precisão e dirija os obstáculos com bastante antecedência.

O ERP e CRM que trabalham juntos tornam muito mais fácil para uma empresa aumentar os lucros e reduzir os custos.

Maximizando o crescimento

O uso de sistemas ERP e CRM permite que uma empresa persiga ambas as avenidas. O CRM traz melhores números de vendas, enquanto o ERP reduz as despesas operacionais globais.

Juntos, esses sistemas podem ajudar uma empresa a perseguir o crescimento através da eficiência e expansão simultaneamente. Usados separadamente, o ERP e CRM ainda podem ser muito úteis, mas potencialmente é limitar o negócio. [Webinsider]

 

 

Gabriela Vitoria é redatora da Gestão Click.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *