Estratégias essenciais do marketing digital

Nova Escola de Marketing
25 de julho de 2017

As estratégias essenciais do marketing digital atuam de forma integrada e precisam ser incorporadas ao dia a dia das empresas. Baixe o e-book.

Como atrair visitas para uma loja virtualImagine que a internet nunca existiu e, assim, não temos a menor ideia do que seja Google, Youtube, Facebook, Instagram e e-mail. Ou seja, o marketing digital nunca emergiu.

Comércio eletrônico, internet banking, Netflix, Spotify, Uber, chamada de vídeo no WhatsApp… nada disso também nunca surgiu.

Que mundo é esse? Certamente, não é o mundo em que vivemos e os números apontam precisamente isso.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015, somos mais de 102 milhões de brasileiros surfando na internet.

Ela se tornou o segundo meio de comunicação mais utilizado, conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pelo Ibope, e, mesmo assim, alguns empresários e profissionais de marketing acreditam – erroneamente – que o marketing digital se resume ao Facebook e outros desconsideram o potencial da internet para alavancar os negócios.

Quem acompanha a transformação online e deseja superar a concorrência, se conectar fortemente ao público-alvo e vencer as metas, precisa planejar e executar as seguintes estratégias essenciais do marketing digital, de forma integrada.

Pesquisa online

Entender as preferências, as expectativas e os desafios dos consumidores é imprescindível para o sucesso. Além disso, compreender os hábitos de mídia digital deles permitirá investir nos canais mais significativos. Faça isso com pesquisas qualitativas e quantitativas.

Publicidade online

Ela divulga produtos e serviços, constrói confiança para a empresa e influencia positivamente a compra. Veicule as campanhas com frequência, pois a concorrência também participará do jogo pela atenção do público.

Uma das grandes vantagens da publicidade online são as incontáveis maneiras de segmentação. Isso entregará a mensagem certa para a pessoa certa e conquistará melhores resultados.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima alternativa para estabelecer relacionamento com os consumidores, possui atrativa relação custo x benefício para empresas de todos os portes e, ainda, é capaz de gerar lembrança de marca, insights para aperfeiçoar produtos e serviços e inúmeras oportunidades de negócios.

E-mail marketing

88% das pessoas da classe A utilizam e-mail, 73% da classe B e 52% da classe C, conforme a pesquisa TIC Domicílios de 2015. Perceba que o e-mail não morreu. A custos mínimos, ele propicia relacionamento contínuo com o público-alvo, aumenta a confiança na marca e a percepção de valor.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia levará conhecimento útil e valioso até os futuros clientes. Dessa forma, eles conhecerão melhor a empresa, terão um modo diferenciado de se relacionar com o empreendimento e a marca ficará mais forte.

Estão entre as principais ações: produzir e-books, infográficos, guias, checklists e estudos de caso; manter um blog relevante; transmitir webinars (seminário online) e podcasts (áudio informativo).

Monitoramento

O monitoramento é, sem dúvida, a “menina dos olhos” do marketing digital. Ele possibilita entender os hábitos e preferências dos consumidores por meio de suas interações nas ações online, saber o que e onde gerou os resultados mais extraordinários e fornece informações para eventuais ajustes nas estratégias.

Você ficaria quantos dias sem fazer uma busca no Google, sem acessar e-mail, internet banking, Netflix, Spotify ou sem navegar nas redes sociais?

A mídia digital faz parte do nosso cotidiano e precisa ser incorporada ao dia a dia das empresas.

Portanto, planeje e execute ações online de curto, médio e longo prazo, levando em considerando as estratégias essenciais de marketing digital apresentadas.

Baixe o e-book

Uma dica extra: se você deseja ter resultados incrivelmente efetivos e duradouros, saiba que o branding é um fortíssimo aliado do digital. Pensando nisso, disponibilizei um e-book gratuito que lhe ensinará a integrar o branding ao marketing digital.

Baixe o e-book O que fazer antes de investir em marketing digital.

[Webinsider]

. . . . . .

Leia também:

Nunca é tarde para iniciar no marketing digital

Comunicação é uma das quatro pernas do marketing

Contrate o Webinsider para melhorar o blog da empresa

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *