Atendimento pelo WhatsApp adotado por grandes empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Atendimento pelo Whatsapp chega às grandes empresas

Atendimento pelo Whatsapp chega a grandes empresasO aplicativo que começou sua trajetória em 2009 e hoje soma mais de 1 bilhão de pessoas conectadas em todo o mundo, começou como um serviço de troca de mensagens e gradativamente foi agregando novos serviços aos usuários, como gravação de mensagens, serviço de telefonia, envio de vídeos e integração com outras plataformas.

A novidade mais recente é que empresas globais já estão utilizando o WhatsApp para se comunicar e relacionar com seus clientes.

A companhia de aviação KLM, por exemplo, já possui uma conta oficial no WhatsApp, e atende consumidores do Brasil, Argentina, México, Colômbia, Índia, Hong Kong e Holanda.

Através do aplicativo, as confirmações de reserva, cartões de embarque e atualizações de voo são enviadas aos passageiros de modo rápido e prático.

Esse serviço até então era suportado pela maioria das empresas via SMS, que funciona com grandes restrições, especialmente quando o passageiro está fora de seu país – situação em que manter a linha habilitada com serviços de voz e dados custa bem caro para a maioria das pessoas.

Atendimento pelo WhatsApp com bots e humanos

Outra novidade do serviço é que de modo híbrido o atendimento é realizado por Bots (softwares) e por atendentes de telemarketing, onde as perguntas dos passageiros são analisadas por um software com inteligência artificial e as respostas são validadas por 260 atendentes humanos antes de serem enviadas aos consumidores.

Como está em fase de teste, o algoritmo está sendo aprimorado, mas já possui 60 mil perguntas pré-cadastradas em diversas línguas.

Tal tipo de serviço, além de atender o consumidor de modo prático e econômico, estabelece um canal de relacionamento que permite obter informações importantes de hábitos e preferências, que por sua vez, possibilita planejar a empresa para atender melhor seus clientes, proporcionando experiências cada vez mais customizadas.

As expectativas do cliente

Muito mais que um canal de comunicação, conhecer a fundo as expectativas do cliente se tornou uma obrigação de toda a organização.

Outra característica interessante desse tipo de canal de relacionamento é a utilização de múltiplas plataformas de modo a integrar recursos de nuvem, redes sociais, Big Data e Machine Learning por trás de um único serviço.

Tudo isso associado a políticas das operadoras de telefonia móvel de zero rating (isenção de tarifas) para serviços de WhatsApp e redes sociais torna o aplicativo massivamente presente em consumidores de todas as classes sociais.

A revolução digital já começou e, com a inserção de recursos de inteligência artificial, é absolutamente imprevisível onde vai chegar.

Nesse ambiente de grandes inovações para as empresas em geral, fica cada vez mais desafiador planejar o futuro, seja pela velocidade vertiginosa das inovações, seja pelo fenômeno da convergência digital que incessantemente cria novas maneiras de viabilizar desejos humanos.

Para as empresas de tecnologia a situação é mais delicada, uma vez que o ciclo de vida de produtos e serviços tem sido cada vez mais curto. No entanto, vencerá os desafios quem souber inovar sem perder a essência do que seu cliente espera e precisa. [Webinsider]

. . . .

. . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/16/contrate-o-webinsider-para-melhorar-o-blog-da-empresa/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/09/08/machine-learning-e-aposta-da-propaganda-nos-proximos-anos/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/08/28/iot-o-que-falta/

. . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/24/internet-das-coisas-transparente-imperceptivel/

http://br74.teste.website/~webins22/2015/09/02/estamos-realmente-prontos-para-a-internet-das-coisas/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/07/07/internet-das-coisas-com-inteligencia/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/04/06/o-papel-das-antologias-e-abastecer-o-cerebro-das-maquinas/

Leia também:

Dane Avanzi é advogado, empresário de telecomunicações e presidente da Aerbras – Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil., consultoria especializada em radiocomunicação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *